sexta-feira, 8 de março de 2013

Conversas ao final da tarde

Informação chegada ao De Rerum Natura.


No próximo dia 12 de Março de 2013, pelas 18h00, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, no piso térreo do Departamento de Física da Universidade de Coimbra -, terá lugar uma “Conversa ao fim da tarde”, com José Mariano Gago, Físico de Partículas.

A sessão é aberta a quem pretender conversar com José Mariano Gago sobre Rómulo de Carvalho, os livros de divulgação científica e, em geral, sobre ciência e sociedade. O convidado será apresentado por Carlos Fiolhais, Director do Rómulo.

Sobre o convidado: Nascido em 1948, José Mariano Gago obteve em 1971 a licenciatura em engenharia electrotécnica no Instituto Superior Técnico e doutorou-se em Física em 1976 pela Universidade de Paris. Trabalhou como pós-doutorado na Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN). É Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico e presidente do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas - LIP. Foi presidente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica entre 1986 e 1989, Ministro da Ciência e Tecnologia entre 1995 e 2002 e Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de 2005 a 2011. Recebeu várias distinções nacionais e internacionais. Deve-se-lhe em grande medida o enorme crescimento da investigação científica em Portugal nas últimas décadas assim como da cultura científica (de que é exemplo a rede de Centros Ciência Viva onde o Rómulo se integra).

Sem comentários:

A panaceia da educação ou uma jornada em loop?

Novo texto de Cátia Delgado, na continuação de dois anteriores ( aqui e aqui ), O grafismo e os tons da imagem ao lado, a que facilmente at...