segunda-feira, 11 de março de 2013

O NOVO PAPA VAI SER NOVO

Texto que escrevi, por convite, para o "Correio da Manhã", que saiu ontem (na imagem Odilo Scherrer):


A principal marca deixada na história pelo pontificado de Bento XVI terá sido a sua inesperada renúncia. Foi um exemplo de coragem.

Se Bento XVI saiu invocando a idade, não será arriscado prever que o novo papa será mais novo do que Bento XVI quando entrou (tinha 78 anos). Apesar de ser arriscado, atrevo-me a prever que o cardeal de S. Paulo, brasileiro de origem alemã, Odilo Scherrer, de 63 anos, seja o escolhido. Teríamos pela primeira vez um papa da América Latina, que representa 40 por cento dos católicos. É uma figura moderada, mas cuja vontade inovadora se revelou ao escolher, contra a vontade da instituição, uma mulher para reitora da Universidade Católica de S. Paulo. Teríamos pela primeira vez desde 1276, quando o conclave elegeu o sábio Pedro Hispano, um papa que fala português.

Que pode o novo papa fazer de novo? Para Scherrer, um dos maiores desafios que se coloca à Igreja é o de uma “nova evangelização”.  Talvez começar por evangelizar a Cúria romana. 

9 comentários:

augusto kuettner de magalhaes disse...

Não novo de mais. Mas maios novo , claro.

Sem medo de se fazer impor e limpar a casa!

Paisano disse...

Aos "hábitos" do país Vaticano o que lhe convém é alguém que esteja em tal situação que não levante problemas, nem meta o bedelho em muitas coisas. Portanto, convém ser alguém que não dure muito e não faça ondas!
Para a IGREJA o que convém é alguém com idade de sabedoria mas ainda pujante. Melhor ainda se tiver uma visão do que se passa aonde há mais fiéis e traga capacidade de adaptação.
Conseguirá a estrutura igreja adaptar-se e reformar-se ????

Cláudia da Silva Tomazi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudia da Silva Tomazi disse...


Coragem! É atributo doméstico.

Cláudia da Silva Tomazi disse...



Ousadia! É atributo cívico.

Cláudia da Silva Tomazi disse...



Impressão! É atributo formal.

Cláudia da Silva Tomazi disse...



Determinação! É atributo natural.

Cláudia da Silva Tomazi disse...



Conclusão! Atributo lógico.

Cláudia da Silva Tomazi disse...



Razão! Atributo conceiptual.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...