segunda-feira, 11 de março de 2013

O NOVO PAPA VAI SER NOVO

Texto que escrevi, por convite, para o "Correio da Manhã", que saiu ontem (na imagem Odilo Scherrer):


A principal marca deixada na história pelo pontificado de Bento XVI terá sido a sua inesperada renúncia. Foi um exemplo de coragem.

Se Bento XVI saiu invocando a idade, não será arriscado prever que o novo papa será mais novo do que Bento XVI quando entrou (tinha 78 anos). Apesar de ser arriscado, atrevo-me a prever que o cardeal de S. Paulo, brasileiro de origem alemã, Odilo Scherrer, de 63 anos, seja o escolhido. Teríamos pela primeira vez um papa da América Latina, que representa 40 por cento dos católicos. É uma figura moderada, mas cuja vontade inovadora se revelou ao escolher, contra a vontade da instituição, uma mulher para reitora da Universidade Católica de S. Paulo. Teríamos pela primeira vez desde 1276, quando o conclave elegeu o sábio Pedro Hispano, um papa que fala português.

Que pode o novo papa fazer de novo? Para Scherrer, um dos maiores desafios que se coloca à Igreja é o de uma “nova evangelização”.  Talvez começar por evangelizar a Cúria romana. 

9 comentários:

augusto kuettner de magalhaes disse...

Não novo de mais. Mas maios novo , claro.

Sem medo de se fazer impor e limpar a casa!

Paisano disse...

Aos "hábitos" do país Vaticano o que lhe convém é alguém que esteja em tal situação que não levante problemas, nem meta o bedelho em muitas coisas. Portanto, convém ser alguém que não dure muito e não faça ondas!
Para a IGREJA o que convém é alguém com idade de sabedoria mas ainda pujante. Melhor ainda se tiver uma visão do que se passa aonde há mais fiéis e traga capacidade de adaptação.
Conseguirá a estrutura igreja adaptar-se e reformar-se ????

Cláudia da Silva Tomazi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudia da Silva Tomazi disse...


Coragem! É atributo doméstico.

Cláudia da Silva Tomazi disse...



Ousadia! É atributo cívico.

Cláudia da Silva Tomazi disse...



Impressão! É atributo formal.

Cláudia da Silva Tomazi disse...



Determinação! É atributo natural.

Cláudia da Silva Tomazi disse...



Conclusão! Atributo lógico.

Cláudia da Silva Tomazi disse...



Razão! Atributo conceiptual.

UM TIPO DE CENSURA DE LIVROS AINDA SEM DESIGNAÇÃO

Não sabemos ao certo, mas podemos colocar a hipótese, muito plausível, de a censura da expressão humana, nas suas mais diversas concretizaçõ...