quinta-feira, 21 de março de 2013

Nunca Mais


A investigação sobre os crimes da ditadura militar de J. Videla, que chefiou os destinos da Argentina entre 1976 e 1983, esteve a cargo da Comissão Nacional Sobre O Desaparecimento De Pessoas (CONADEP), chefiada pelo físico e escritor, Ernesto Sábato. As 50 mil páginas de depoimentos, não deixam dúvidas quanto à barbaridade da ditadura: trinta mil mortos, trezentos e quarenta campos de concentração e nove mil desaparecidos. A comissão resume desta maneira o que foi a crueldade da ditadura:

«As grandes calamidades sempre geram lições e, sem dúvida o drama mais terrível que a Nação sofreu em toda a sua história servirá para compreendermos que só a democracia é capaz de preservar o povo de tal iniquidade; que somente ela pode manter e salvar os sagrados e essenciais direitos da criatura humana. Só assim poderemos ter certeza de que NUNCA MAIS em nossa pátria acontecerão os factos que nos fizeram tragicamente famosos no mundo civilizado.»

Em um país, que até há pouco tempo entre nós era considerado um país do terceiro mundo, houve coragem para se elaborar um relatório desta natureza. No meu país, todavia, faltou denodo à democracia para investigar os crimes cometidos durante as várias décadas de fascismo. É hábito latino passar uma esponja pelo passado, e deixar que caudilhos, com rosto de democrata, envolvidos em escândalos, em corrupção e até em assassínios, regressem à cena política e mediática. A eleição de S. Berlusconi para o governo italiano e a impunidade, em Portugal, de eminentes historiadores e escritores envolvidos na ditadura do estado novo, são dois exemplos flagrantes; depois do 25 de Abril, estes historiadores e escritores, continuaram alegremente nas suas funções, e perpetuaram-se pelos jornais diários como cronistas. Esta leviandade permitiu que Sá – Carneiro fosse primeiro-ministro, apesar das suas ligações ao fascismo, e que espalhasse pelo país um mundo onírico, mundo no qual que estamos prestes a entrar: o regresso ao fascismo.

A igreja católica foi também um dos pilares do estado novo, e alguns senhores ainda hoje se recusam a ver o evidente, e até negam o seu envolvimento com a ditadura. O perdão em mim tem limites, e não posso conceder indulto a senhores que de forma consciente permitiram que milhares de pessoas neste país morressem tuberculosas. Quando reverenciamos criminosos, é porque os aceitamos, quando nos entregamos ao mutismo, é porque aceitamos. A união europeia está a caminhar a passo estugado para o fascismo, e a igreja, estultamente, adiantou-se e resolveu eleger para o pontificado um senhor com um passado nebuloso e de complacência com o regime de J. Videla (isto para muitos argentinos). Para que não restem dúvidas sobre a posição pendular da igreja temos que ler o relatório de Sábato:

«1-Sobre atitudes de alguns membros da Igreja
O episcopado Argentino condenou reiteradamente a modalidade repressiva que esta comissão investigou. Não haviam transcorrido dois meses após o golpe de 24 de Março de 1976 quando a Conferência Episcopal, em assembleia-geral, qualificou de “pecado” os métodos empregados. Em Maio de 1977 publicou, no mesmo sentido, um severo documento precedido de comunicações aos membros da junta militar.
Lamentavelmente houve membros do clero que cometeram ou avaliaram, com sua presença, com seu silêncio e até com palavras justificativas, estes mesmos factos que haviam sido condenados pelo Episcopado.»

É neste último parágrafo que muitos argentinos e a senhora presidente Kirchner incluem o Papa Francisco. E não é o subterfúgio da igreja, dita universal, de que a suspeita e a calúnia vêm de grupos de extrema-esquerda que apaga o passado de Bergoglio. Tem que ser o próprio, em nome da verdade, a explicar a sua posição.

No relatório estão vários depoimentos contra padres que rezam factos impensáveis:

«…Também ouvi-o defender e justificar as torturas …» (Depoimento de Luis Velasco)
«…Esclarece que Videla foi a alma caridosa que elaborou este plano para não perder as inteligências…diz que os jovens são atendidos por psicólogos e sociólogos, que há equipas médicas para a saúde e que, aos irrecuperáveis, é possível que alguém piedoso lhe dê uma injecção e o irrecuperável adormece para sempre…» (Denúncia apresentada pelo desaparecimento de Carlos Óscar Lorenzo)
«…mostrou-nos uma lista com muitos nomes e disse-nos que nos fixássemos no nome de nosso filho; aqueles que tinham uma cruz queria dizer que estavam mortos, se não, que estavam vivos…» (Denúncia de Adelina Burgos de Di Spalatro)

Os depoimentos e as denúncias, não deixam margem para conjecturas hipotéticas. A igreja católica argentina, para além de compactuar com a ditadura, foi cínica e hipócrita.
Agora espero que o Papa esclareça a sua posição e que siga os passos de S. Francisco de Assis, porque a nuvem que paira sobre ele pode bem ser um céu sombrio. Sugiro também que não defenestre poeira para os olhos dos cristãos, com o seu franciscanismo. Uma coisa é sentir o sofrimento na pele, como o sente hoje o presidente Cavaco Silva, e outra, bem diferente, é a verborreia para iludir o povo. Por fim, recomendo, a sua santidade, a leitura da biografia do santo, escrita por G. K. Chesterton.

25 comentários:

Unknown disse...

A isto chama-se difamar.

Se tem alguma coisa a denuciar dirija-se à polícia ou aos tribunais, aqui está apenas a acusar e a insultar pessoas que não se podem defender.

Anónimo disse...

Trata-se de um autor pirata? Chesterton não aprovaria este texto com certeza...

Anónimo disse...

na mesma altura, mas num periodo de tempo mais curto, no cambodja foram assassinadas pelo regime comunista entre 740.000 a 3.000.000 de pessoas (wikipedia)
AM

Cisfranco disse...

Angelo Miguel Pessoa Alves Alves, autor do post, acredita mesmo no que está a dizer? Ou pretende apenas fazer poeira e nublar as vistas de quem olha? Informe-se mais sff e depois fale.

Xico disse...

Também podia esclarecer porque razão põe uma fotografia de um bispo acompanhando o general Videla como se fosse do papa Francisco, quando na altura da ditadura argentina o papa era só padre e concerteza não teria intimidade com o general. As acusações parecem demonstrar demasiado protagonismo para um simples padre.

Unknown disse...

Mais uma evidência da desonestidade intelectual dos camaradas da " nossa " esquerda. E como já dizia o outro - A ignorância é atrevida.

Anónimo disse...



Cisfranco.

O seu comentário,"sugere" que possui conhecimentos que não estão de aordo com as afirmações do autor - ..."Informe-se mais sff e depois fale." ... Isto quer dizer que conhece outra(s)versões da situação. Quer p.f. ajudar-nos a esclarecer melhor esta discordância?

Obrigado.

(RUI GONÇALVES)

Cisfranco disse...

Tudo o que encontrei na Net(sobretudo jornais da Argentina e Vatican Insider), confirma sem qualquer dúvida, que a núvem de acusação que o autor deixa no ar, é mesmo só para deixar a suspeita. É necessário seguir a história até ao fim e chegar a uma conclusão. Está envolvido em casos complexos/polémicos? Obrigado! Veja-se como se comportou sempre. De qualquer modo é sempre pelo fruto que se comhecem as árvores...

http://vaticaninsider.lastampa.it/

Anónimo disse...

João Ramos.

- " A ignorância é atrevida " - dizia o outro...

Já agora pf. esclareça-me, qual é a relação que há entre a IGNORÃNCIA da "nossa" esquerda, e a IGNORÃNCIA das "nossas" outras "tendências politicas".

Obrigado.

Anónimo disse...

Cisfranco.

..Discordância "esclarecida"....

Cumprimentos.

Cisfranco disse...

Se conhece melhores fontes diga para que a discordância fique esclarecida (sem aspas)...

http://www.clarin.com/pope-francis/

Anónimo disse...

Cisfranco.

Obviamente que não conheço nem "melhores", nem outras que me ofereçam garantia. (de outro modo não lhe teria feito o pedido de esclarecimento)

Desta forma - não são as fontes "Mediáticas" que me dão quaisquer garantias de veracidade.

Tal como dis "É necessário seguir a história até ao fim e chegar a uma conclusão".

Oxalá o "final dessa história" seja digna dos principios que defende.

Cumprimentos.

(Rui Gonçalves)

Julgava eu, que se referia a investigações, com garantias de credibilidade, - investigação histórica - e não simples noticias, que são resultados tendenciosos, como todos conhecemos.

Anónimo disse...

Papa Francisco recebeu hoje no Vaticano o seu compatriota Adolfo Pérez Esquivel, prémio Nobel da Paz em 1980, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.Hoje, em conferência de imprensa, o prémio Nobel reafirmou que considera que muitos bispos foram alegadamente "cúmplices, mas não Bergoglio”.

“Preferiu mais uma diplomacia silenciosa de pedir pelos desaparecidos, pelos presos, mas não podemos ligá-lo à ditadura”, referiu aos jornalistas. Por que será que certos e ditos e tidos como intelectualóides de esquerda teimam, em alguns assuntos, ser mais papistas que o Papa???

Anónimo disse...

Não me admira que o casal presidencial tenha tentado difamar o atual papa, que era crítico do populismo e demagogia desse casal.
Num país como a Argentina, com um casal presidência com poucos escrúpulos quem critica o governo sujeitasse a este tipo de campanhas difamatórias.

António Bettencourt disse...

Ligações de Sá Carneiro ao fascismo? Quais?

Em Portugal nunca houve uma investigação sobre o fascismo? Então e a Comissão do livro negro sobre o regime fascista que publicou um relatório em vários volumes?

http://cravovermelho.blogspot.pt/2008/05/comisso-do-livro-negro-sobre-o-fascismo.html

Cláudia da Silva Tomazi disse...

Vamos adiante.

E, por gentileza: queiram-no bem!

A quem de bem.

Bem vos digo, Francisco.

Anónimo disse...

A culpa e a responsabilidade é sempre individual com ou sem atenuantes ou agravantes. Se houve físicos que chefiaram comissões, outros houve que colaboraram nos crimes. Se padres e bispos apoiaram a repressão outros houve que foram mártires e vítimas. Um dos mais destacados, e ainda vivo, torcionário do Cambodja era professor mas isso não torna os professores torcionários. Aquele professor foi responsável pelos seus actos nas suas circunstâncias, mas muitissimos outros foram vítimas. Na França pós-Vichy, o sistema judicial ficou quase intacto. Passou-se o mesmo com muitos países depois das ditaduras (leia-se Portugal, Argentina, etc.) Mas os juizes e magistrados não colaboraram? Os funcionários não colaboraram? A inteligentsia não colaborou? A coragem, a clareza de espírito e a oportunidade e nem sempre abundam, mas isso não faz das pessoas, mesmo se da inteligentsia, colaboracionistas.

Este costumava ser um blogue de ciência, mas este post não tem qualquer ligação com a ciência, está até nos antípodas do que é uma atitude científica honesta. Deprimente.

Carlos Ricardo Soares disse...

São post's deste calibre que motivam (embora não justifiquem) atitudes de censura. Que a melhor censura seja a oportunidade que é dada aos seus autores de revelarem o que pensam e de mostrarem quem são.

Angelo Miguel Pessoa Alves disse...

Angelo Alves
1-Não sou militante de nenhum
partido político.
2-Estou completamente de acordo
com a possível beatificação dos dois
padres assassinados, porque tiveram coragem
3- Leiam o relatório de Sábato - Nunca Mais

Cisfranco disse...

Concretamente, o que é que pretendeu, com a colocação deste post? Leia os relatórios todos e tire a conclusão.

Angelo Miguel Pessoa Alves disse...

Notícias da América Latina - não é invenção minha -, e como esta encontra muitas nos principais diários.

El hoy papa Francisco omitió, en su transcripción de la reunión que mantuvieron dos cardenales y un obispo con los generales golpistas, que la Conferencia Episcopal expresó su apoyo al régimen militar porque "su fracaso llevaría, con mucha probabilidad, al marxismo"

Anónimo disse...

Pérez Esquivel se desmiente a sí mismo sobre Bergoglio

Hace ocho años declaraba que el nuevo Pontífice era como todos aquellos obispos, que pensaban que todos aquellos que trabajaban socialmente, con los sectores más pobres y más necesitados, eran comunistas subversivos y terroristas

Cisfranco disse...

Olhe, meu caro sr, não me venha com citaçõezinhas para tentar provar o contrário do que foi e é a realidade. Li muita coisa dessa imprensa argentina e concluí que Bergoglio está absolutamente limpo. Não estou a endeusar o agora Papa Francisco, nada disso, ele é humano e também há-de ter defeitos. Mas as acusações que lhe fazem (o sr incluído) não são mais que núvens de poeira, tentando manchá-lo.Há sectores políticos e de pensamento para os quais ele era e continua a ser muito incómodo. Eu cocluí o contrário do que o sr expõe. Leia mais sff e conclua (mas se calhar é desnecesário, porque o sr já fez a sua opção).

Xico disse...

Entre o pensar que eram comunistas e colaborar com o regime vai uma diferença. Ou não vai?

Lacaze Zara disse...

thanks

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...