domingo, 17 de março de 2013

O que une as diversas formas de pensamento

As diversas manifestações do pensamento humano - filosófica, científica, religiosa, artística... - com a suas necessárias especificidades, mantêm pontos de união nos quais precisamos de nos concentrar. À luz da reflexão epistemológica actual, a afirmação (ou imposição) de um certo tipo de pensamento com exclusão de todos os outros não faz qualquer sentido. Entre outras razões porque todos emergem do humano e, no seu conjunto, questionam de modo particular e procuram respostas particulares, sendo que o seu conjunto concorre para uma compreensão polifacetada do mundo e de nós próprios.
In http://www.publico.pt/mundo/noticia/papa-francisco-como-gostaria-de-ter-uma-igreja-pobre-e-para-os-pobres-1588015
Isto a propósito de palavras do novo Papa dirigidas a jornalistas. Disse-lhes ele:
“Para o vosso trabalho são precisos estudos, sensibilidade, experiência, como em tantas outras profissões, mas é precisa uma grande atenção à verdade, à bondade e à beleza, e nisto estamos próximos porque também a Igreja existe para comunicar a verdade, a bondade a beleza”.
Verdade, bondade e beleza são efectivamente (e se não são, deveriam ser) palavras-guias para filósofos, cientistas, religiosos, artistas... e para filósofos-cientistas, cientistas-religiosos, artistas-filósofos, cientistas- artistas-filósofos, etc...

3 comentários:

José Batista disse...

E quão necessitados andamos dessa "trilogia". A guiar também pais e professores. E políticos, se não fosse exigir muito...
E relativamente à qual, mais do que lembrar, é preciso insistir. Mas, sobretudo, dar o exemplo. A pequeninos e grandinhos.
Antes que seja demasiado tarde.
E já muito tempo se perdeu...

Quanto à probreza, Portugal, queira-se ou não, é cada vez mais, inexoravelmente, um país de pobres. Muito pobres. Se fôssemos dados ao humor triste (negro?), poderíamos dizer que, por essa parte, estamos "redimidos".

Cláudia da Silva Tomazi disse...

Certeza e palavras despertam a mais amável compreensão e, a sejam, para noutro patamar; esclarecido o desígnio a figura humana. Louvado em equilíbrio que repara na expressão, para realçar a dimensão do bem.

Cisfranco disse...

"Verdade, bondade e beleza "

Objectivos tão elementares e aparentemente desconhecidos. E a ordem por que estão referidos também não é dispicienda.

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...