sexta-feira, 15 de março de 2013

Sobre a confirmação do bosão de Higgs


Declaração que fiz ao ontem ao jornalista Alfredo Maia, do Jornal de Notícias, e que foram publicadas hoje:

O CERN anunciou hoje, no Dia do Pi (3/14) e também dia do aniversário de Einstein,  que a  partícula encontrada há uns meses no CERN se parece cada vez mais com o procurado "bosão de Higgs". Era parecida e agora ainda é mais parecida,  pelo que muito provavelmente é a tal partícula que a teoria previa. 

Analisando uma avalancha de novos dados foi possível determinar  propriedades da partícula, que coincidem com as previsões. É como se tivessemos um animal que miava como um gato e  tinha uma cauda como um gato. Agora sabemos também que tem bigodes de gato e pêlo de gato. Conclusão: deve ser um gato!

Por um lado é reconfortante saber que existe o "bicho" que se procurava. Mas, por outro lado, havia quem gostasse  de encontrar um animal inesperado, sei lá um tigre em vez de um gato. Os primeiros estão contentes. Os segundos ainda podem um  dia ficar contentes, pois a investigação continua e poderá haver coisas novas a desvendar. O anúncio mostra como funciona a ciência: sabe-se cada vez mais,  graças aos esforços continuados dos cientistas, mas nunca se sabe tudo."

1 comentário:

Anónimo disse...

O que eu considero mais interessante é o facto do CERN já ter anunciado duas vezes a descoberta do Bosão de Higgs, sem que, no entanto, não existe confirmação que assim o seja. Por muito parecidos que sejam, geneticamente, um homem e um chimpanzé, dois por cento de diferença são o suficiente para que o homem e o chimpanzé sejam, igualmente, muito diferentes. Mesmo que o CERN tenha muita pressa em apresentar resultados.

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...