segunda-feira, 11 de março de 2013

360 graus. Ciência Descoberta - Na Gulbenkian

Como não se cansa de repetir o comissário da exposição, Henrique Leitão, esta não é uma exposição sobre os descobrimentos! É uma exposição sobre a ciência dos descobrimentos. Tanto a que os tornou possíveis, ou seja os avanços na cartografia, os novos instrumentos náuticos e técnicas de  construção naval, como a que deles emergiu: uma perspectiva global, espécies de animais e plantas até então desconhecidas dos Europeus, a valorização da experiência e da observação e a criação de instituições para a gestão do saber.

9 comentários:

Anónimo disse...

http://revelaraverdadesemcensura.blogspot.pt/

a kuettner de magalhaes disse...

Se houvessem mais umas 3 ou 4 Gulbenkian e outras tantas Champaulimaud, teríamos o nosso País, a salvo!

Anónimo disse...

Para quê? Para privados absorverem todo o financiamento público para a investigação, concorrendo sem lealdade com as universidades? Para fomentar ainda mais os circuitos viciosos entre cúpulas estatais e privadas? Para todo o sistema universitário ter que prestar vassalagem a fundações com ligações a grupos económicos? Não, obrigado.

Cláudia da Silva Tomazi disse...

Aos noventa elo perfeito é amar.

AUGUSTO KÜTTNER DE MAGALHAES disse...

Tão bom escrever como anonimo!!!!!!

Mesmo assim, acha que as fundaçoes referidas fazem o que anonimanente refere???????????????????????????????????????????????????????????????????

SE ACHA ESTÁ ENGANDO SENHOR ANONIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

a kuettner disse...

SE ACHA ESTÁ ENGANaDO SENHOR ANONIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

A salvo? Sim de morrerem congelados com tanto aquecimento global.

Anónimo disse...

Por favor, consulte os dados disponíveis no site da FCT e veja por si. E verifique igualmente as relações de parentesco entre elementos das cúpulas. E observe, por fim, a política para a ciência da FCT iniciada em 2012 (tipologia de concursos e programas, promoção do financiamento privado, etc) e que têm gerado vários comunicados e tomadas de posição, seja por parte da CRUP, seja por parte de conjunto de elementos de determinadas áreas que estão fora do âmbito das ditas fundações. Basta procurar.

augusto kuettner de magalhaes disse...

Olhe que não. Olhe que não!
Depende dos oculos ou sem oculos, como queremos analisar estas situaçoes!!!!!

TODA A GLÓRIA É EFÉMERA

Quando os generais romanos ganhavam uma guerra dura e bem combatida, davam-lhes um cortejo e rumavam ao centro de uma Roma agradecida. ...