domingo, 25 de julho de 2010

A tragédia da Matemática no básico

Depoimento que prestei ao "Jornal de Leiria" e publicado no último número sobre os resultados dos exames e Matemática do 9.º ano:

Salta à vista que o ensino da Matemática é um dos maiores problemas nacionais. Os péssimos resultados dos exames do final do ensino básico são apenas um dos indicadores do desprezo pela Matemática que reina entre nós. O Ministério da Educação, que devia estar na primeira linha da defesa da Matemática, pouco ou nada tem feito na área. Pior: procura até esconder o seu falhanço. Os resultados do Plano de Matemática são aqueles que se vêem. Onde estão os relatórios com as conclusões? A tragédia será ainda maior se os responsáveis não forem mudados.

7 comentários:

DIFERENTES SOMOS TODOS NÓS disse...

Isto, para o ano, compõe-se: exame mais acessível.
E pronto!

Anónimo disse...

Mas se os dados dos exames são manipulados, porque não fizeram logo exames mais fáceis este ano? Ah, se calhar os exames não são manipulados e a Grande Conspiração não existe!

Fernando Martins disse...

É curioso que quem concorda com a aldrabice que este Governo tem feito em termos de exames, pseudo-exames e facilitismo NUNCA assina o escreve.

Porque será?

AP disse...

i) Desinteresse total pela aprendizagem por parte de um número significativo de alunos. Podem transitar livremente e concluir o nono ano excluindo por completo a Matemática.
ii) O Plano da Matemática foi uma iniciativa globalmente positiva. Os quadros interactivos são irrelevantes na minha apreciação, fazem parte do espectáculo mediático e propagandístico. O mais importante centrou-se no modo de trabalho colaborativo entre professores do mesmo departamento e na partilha de experiências e de ideias entre professores de várias escolas. Uma conclusão, não oficial (porque os relatórios estão escondidos), é que o trabalho que se desenvolve a nível docente não se reflecte nos resultados. Se a qualidade aumenta, porque é que não tem repercussão nas classificações?
iii) i) é uma resposta para ii). Não obviamente a única. É impossível procurar respostas excluindo a Sociedade e as crescentes assimetrias que se evidenciam aos olhos de todos. O desinteresse resulta da apatia e esta deriva da ausência de perspectivas de futuro.
iv) As decisões do poder político, em sentido lato, têm tido influência no desinteresse pela aprendizagem e a tendência é de agravamento.
v) Os alunos não deveriam poder concluir o nono ano com um histórico negativo a Matemática (ideia que podia ser definida: o que é um histórico negativo?). A Escola Pública deve estar à altura de um auxílio a alunos com dificuldades. “Sem a Matemática não consegues, nós propomos-te (propomos ao seu educando) este apoio, caso estejas interessado (caso o Encarregado de Educação e o aluno…). Os ataques à Escola Pública, a tomada de decisões com base em questões económicas e estatísticas estão a aniquilar o futuro. O pessoal não percebe isto porque a prioridade está em chegar fim do dia, entre a ilusão e a fuga e com algum comer na barriga. Antes da tragédia da Matemática, temos, enquanto colectivo social, outras tragédias para resolver.
ArlindoPereira
grafotofia.blogspot.com

Anónimo disse...

E os pais de hoje, acham que a escola deve ensinar tudo aos filhos, inclusive a educação que eles têm obrigação de dar em casa e não dão!

Uma medida positiva seria começar a punir judicialmente e monetariamente os pais cujos filhos violam as regras de respeito e bom comportamento de vivência em sociedade!

Sérgio O. Marques disse...

Deixem lá, a matemática, além de difícil, não serve para nada. Devia ser completamente exonerada dos currículos escolares.
Expliquem-me lá, por exemplo, para que serve a teoria das categorias?

Vasco Gama disse...

Curioso ao ler este texto premonitório de um físico que errou. "Os resultados do Plano de Matemática são aqueles que se vêem"? Não sei onde viu resultados sem sequer ver a avaliação deles como diz! Carlos Fiolhais é professor de Matemática do Básico ou Secundário? Hoje, em Dezembro, já temos os resultados do PISA: afinal o Plano da Matemática já teve algum resultado: estes alunos são alunos que passaram pelo Plano da Matemática que já tem uns 5 anos!!! Prof. Carlos Fiolhais, por favor corrija a sua afirmação e peça um reforço de horas para a Matemática que foi um dos ingredientes essenciais deste Plano. Isso é que nós precisamos.

"A escola pública está em apuros"

Por Isaltina Martins e Maria Helena Damião   Cristiana Gaspar, Professora de História no sistema de ensino público e doutoranda em educação,...