quarta-feira, 7 de julho de 2010

O MATEMÁTICO DISFARÇADO


Na semana em que há um Encontro da Sociedade Portuguesa de Matemática em Leiria, com uma sessão no sábado de manhã sobre divulgação da matemática, eis a minha apresentação do livro "O Matemático Disfarçado": aqui.

1 comentário:

José Gonçalves disse...

Livro muito interessante mas com uma tradução muito pobre!
Exemplos:
1) Pág. 21 fim do parágrafo: “… a roda da sorte gigante gira ….abranda para parar numa das 360 casas numeradas – uma para cada DEGRAU de um círculo.”
2) Pág. 47 2. e 3. “…SENSATEZ para as condições iniciais…”.
3) Pág. 108 2.º parágrafo. “Há TRÊS tipos de pessoas: aquelas que contam com precisão e aquelas que não.”
(Lembra-me uma velha anedota -Aluno cábula: “Os 10 mandamentos são 5: Fé, Esperança e Caridade.)

E muitas outras estranhezas que se esclarecem com a leitura do original que se recomenda vivamente – “Coincidences, Chaos, and All that Math Jazz”.
NOTA 1: Os contactos de e-mail indicados no livro já não existem. Telefonicamente indicaram-me outro contacto para onde enviei uma lista de “enganos” a merecerem correcção numa “errata” a introduzir nos livros editados. Desde Fevereiro não tive sequer qualquer resposta da editora.
NOTA 2: O prefácio do Prof. Nuno Crato foi feito, segundo informação do próprio, a partir do original em inglês.
NOTA 3: Apesar dos “acidentes” de tradução (contribuição involuntária para o tom divertido do livro) vale a leitura tendo ainda o aliciante de tentar descobrir o que seria o texto original (consultável parcialmente na “amazon.com”).

NO AUGE DA CRISE

Por A. Galopim de Carvalho Julgo ser evidente que Portugal atravessa uma deplorável crise, não do foro económico, financeiro ou social, mas...