quarta-feira, 7 de julho de 2010

O MATEMÁTICO DISFARÇADO


Na semana em que há um Encontro da Sociedade Portuguesa de Matemática em Leiria, com uma sessão no sábado de manhã sobre divulgação da matemática, eis a minha apresentação do livro "O Matemático Disfarçado": aqui.

1 comentário:

José Gonçalves disse...

Livro muito interessante mas com uma tradução muito pobre!
Exemplos:
1) Pág. 21 fim do parágrafo: “… a roda da sorte gigante gira ….abranda para parar numa das 360 casas numeradas – uma para cada DEGRAU de um círculo.”
2) Pág. 47 2. e 3. “…SENSATEZ para as condições iniciais…”.
3) Pág. 108 2.º parágrafo. “Há TRÊS tipos de pessoas: aquelas que contam com precisão e aquelas que não.”
(Lembra-me uma velha anedota -Aluno cábula: “Os 10 mandamentos são 5: Fé, Esperança e Caridade.)

E muitas outras estranhezas que se esclarecem com a leitura do original que se recomenda vivamente – “Coincidences, Chaos, and All that Math Jazz”.
NOTA 1: Os contactos de e-mail indicados no livro já não existem. Telefonicamente indicaram-me outro contacto para onde enviei uma lista de “enganos” a merecerem correcção numa “errata” a introduzir nos livros editados. Desde Fevereiro não tive sequer qualquer resposta da editora.
NOTA 2: O prefácio do Prof. Nuno Crato foi feito, segundo informação do próprio, a partir do original em inglês.
NOTA 3: Apesar dos “acidentes” de tradução (contribuição involuntária para o tom divertido do livro) vale a leitura tendo ainda o aliciante de tentar descobrir o que seria o texto original (consultável parcialmente na “amazon.com”).

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...