
Já está à venda nas melhores livrarias do país (e também em livrarias virtuais como as da Imprensa da Universidade de Coimbra e da Gradiva) o livro "Breve História da Ciência em Portugal", de Carlos Fiolhais e Décio Martins, de que já aqui se deu nota.
Sinopse editorial:
É um resumo sobre a ciência que houve em Portugal desde o tempo dos Descobrimentos ate ao fim do Estado Novo. Num livrinho de divulgação como este deixou-se propositadamente de fora a erudição, as notas de pé de página e a bibliografia exaustiva. Mas apresentam-se, pela primeira vez num só volume, a sucessão dos factos e personagens mais assinaláveis que constituíram e protagonizaram o percurso da ciência entre nós. Foi um percurso de avanços e recuos, avanços sempre que houve suficiente abertura ao exterior, e recuos, quando muitas vezes, vezes demais, o país se fechou em si próprio. Se nomes como Pedro Nunes, Garcia da Orta, Avelar Brotero e Egas Moniz são mais ou menos conhecidos, muitos outros que se encontram nestas páginas são mais ou menos desconhecidos, não o merecendo ser. Um sintoma do atraso português é a falta de atenção dada à história da ciência em Portugal: não é que ainda não havia um resumo como este, destinado ao público mais alargado?
3 comentários:
Infelizmente, à data de hoje, ainda não consegui encontrar o livro nas várias (não em todas) livrarias de Coimbra em que procurei. Não estão estas, portanto, incluídas no lote das melhores livrarias do pais.
Caro António Piedade
A Almedina Estádio, por exemplo, é uma boa livraria em Coimbra.
Cordialmente
Carlos Fiolhais
Caro Professor,
É bem verdade. Mesmo antes de estar no Estádio.
Agradecido
António Piedade
Enviar um comentário