quarta-feira, 7 de julho de 2010

Breve História da Ciência em Portugal


Já está à venda nas melhores livrarias do país (e também em livrarias virtuais como as da Imprensa da Universidade de Coimbra e da Gradiva) o livro "Breve História da Ciência em Portugal", de Carlos Fiolhais e Décio Martins, de que já aqui se deu nota.

Sinopse editorial:

É um resumo sobre a ciência que houve em Portugal desde o tempo dos Descobrimentos ate ao fim do Estado Novo. Num livrinho de divulgação como este deixou-se propositadamente de fora a erudição, as notas de pé de página e a bibliografia exaustiva. Mas apresentam-se, pela primeira vez num só volume, a sucessão dos factos e personagens mais assinaláveis que constituíram e protagonizaram o percurso da ciência entre nós. Foi um percurso de avanços e recuos, avanços sempre que houve suficiente abertura ao exterior, e recuos, quando muitas vezes, vezes demais, o país se fechou em si próprio. Se nomes como Pedro Nunes, Garcia da Orta, Avelar Brotero e Egas Moniz são mais ou menos conhecidos, muitos outros que se encontram nestas páginas são mais ou menos desconhecidos, não o merecendo ser. Um sintoma do atraso português é a falta de atenção dada à história da ciência em Portugal: não é que ainda não havia um resumo como este, destinado ao público mais alargado?

3 comentários:

António Piedade disse...

Infelizmente, à data de hoje, ainda não consegui encontrar o livro nas várias (não em todas) livrarias de Coimbra em que procurei. Não estão estas, portanto, incluídas no lote das melhores livrarias do pais.

De Rerum Natura disse...

Caro António Piedade
A Almedina Estádio, por exemplo, é uma boa livraria em Coimbra.
Cordialmente
Carlos Fiolhais

António Piedade disse...

Caro Professor,

É bem verdade. Mesmo antes de estar no Estádio.
Agradecido

António Piedade

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...