As buds give rise by growth to fresh buds, and these if vigorous, branch out and overtop on all sides many a feebler branch, so by generation I believe it has been with the great Tree of Life, which fills with its dead and broken branches the crust of the earth, and covers the surface with its ever branching and beautiful ramifications. Charles Darwin
The Tree of Life é um projecto online que reúne excelentes informações sobre filogenia e a base da «árvore da vida». No projecto, especialistas e amadores de todo o mundo colaboram na elaboração de cladogramas para todos os grupos de seres vivos:
«The Tree of Life Web Project» is a collection of information about biodiversity compiled collaboratively by hundreds of expert and amateur contributors. Its goal is to contain a page with pictures, text, and other information for every species and for each group of organisms, living or extinct. Connections between Tree of Life web pages follow phylogenetic branching patterns between groups of organisms, so visitors can browse the hierarchy of life and learn about phylogeny and evolution as well as the characteristics of individual groups.»
The Tree of Life é igualmente o nome de um filme que estreará para o ano, protagonizado entre outros por Brad Pitt e Sean Penn. Por enquanto, uma pesquisa por «The tree of Life» devolve em primeiro lugar o projecto, mas Jonathan Eisen, que escreve no blog associado, teme que em breve isso deixe de acontecer. Eisen receia que a página esteja assim em perigo de extinção no Google, já que o motor de busca mais utilizado lista em primeiro lugar as páginas com mais hiperligações e é provável que à medida que o filme progride começe a merecer cada vez mais links. Assim, Eisen pede a todos os biólogos que liguem o projecto nas suas páginas de forma a que «The Tree of Life» permaneça no Google como um termo de biologia evolucionária e não como uma curiosidade cinematográfica.
O De Rerum Natura já acrescentou a página aos seus links e tentaremos hiperligar a página mais vezes no futuro. Seria excelente que a ciência conseguisse bater Hollywood, pelo menos no número de ligações para «The Tree of Life». Assim, não só quem procurar informações científicas as encontrará rapidamente como, eventualmente, alguém que pesquise no Google informações sobre o filme ao deparar em primeiro lugar com este projecto de ciência decida ver o que bateu Brad Pitt em links e aprenda algo sobre biologia.
1 comentário:
Ola Palmira!
Nada como activismo por boas causas!
"biologia evolucionária" - prefiro biologia evolutiva.
Abraço
Luís Azevedo Rodrigues
Enviar um comentário