sexta-feira, 11 de julho de 2008

OUTRA VEZ MILAGRE

Depois do milagre das notas de Matemática no 12º ano, o milagre das notas de Matemática no 9º ano. A pergentagem de negativas baixou de 73% para 45%. Afinal razão tinha a Sociedade Portuguesa de Matemática quando afirmou que "em todos os casos os conceitos avaliados são simples e testados com exemplos demasiado elementares". Ontem em Coimbra foi o dia da festa da Rainha Santa, que terá transformado pão em rosas. O Ministério da Educação merece também ser canonizado: transforma, de repente, negativas em positivas.

3 comentários:

Zurk disse...

A questão mais relevante é que, mesmo que se quisesse "corrigir o tiro" nas próximas provas e voltar ao grau de dificuldade adequado, as estatísticas seriam esmagadoras e evidenciariam uma evolução profundamente negativas. O efeito será portanto duradouro e não sei se alguém terá, no futuro, coragem para repôr a normalidade.

Rui Baptista disse...

Razão tinham os latinos: "Abyssus abyssum invocat", sucedendo que um erro leva a cometer outros em sucessão. Ou mais prosaicamente, em provérbio português: "Ou há moralidade ou comem todos". Imoral, seria os alunos de Matemática do 12.º ano serem obrigados a confessar (como no programa da RTP) "eu não sei mais que uma criança de 10 anos" e os de 9.º serem obrigados a saber muito mais que uma criança dessa idade. Finalmente, a moral fez-se senhora das provas de exame de Matemática!... Nem tudo está perdido no reino do nosso ensino que se dizia não ter coerência...

Clairvoyant disse...

Caro Carlos, se a análise dos resultados das notas fossem os parâmetros de saída de uma máquina, colocados numa carta de controlo, eu diria que esta máquina tem uma de duas hipóteses: ou precisa de uma grande afinação, ou está completamente na sucata.

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

 Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres; esto...