quarta-feira, 15 de outubro de 2008

À LA RECHERCHE DU THÉORÈME PERDU

Informação recebida do Institut Franco-Portugais:

O Instituto Franco-Português de Lisboa recebe a palestra "A la recherche du théorème perdu" na quinta-feira, dia 16 de Outubro pelas 19 h. O matemático Jorge Buescu falará sobre o Teorema de Fermat, no "Bar des Sciences". A palestra decorrerá em francês e as perguntas serão em francês e em português.

Resumo:

“No entanto, é impossível dividir um cubo numa soma de cubos, ou uma quarta potência numa soma de quartas potências. Descobri uma demonstração maravilhosa deste facto, que infelizmente esta margem é demasiado estreita para conter”.

Com estas palavras rabiscadas em meados do século XVII numa edição de Bâchet da Aritmética de Diofanto, o jurista (e matemático nos tempos livres) francês Pierre de Fermat enunciava o problema mais famoso da história da Matemática: aquele que ficou conhecido com o Último Teorema de Fermat.

Não sabemos, nem provavelmente nunca saberemos, se Fermat tinha chegado a uma demonstração correcta. Nos 350 anos que se seguiram centenas de matemáticos profissionais e milhares de amadores tentaram, sem sucesso, (re)encontrar uma demonstração. Pelo caminho ficaram histórias extraordinárias, por vezes românticas, por vezes dramáticas, a que nem a demonstração da Teorema de Fermat por Andrew Wiles em 1995 pôs ponto final.

É em torno destas histórias da Matemática que decorrerá a conversa.

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...