segunda-feira, 22 de agosto de 2022

O REINO DA ESTUPIDEZ

O diálogo com a estupidez
estraga a vida e corrói a alma.
Mesmo um estúpido de cada vez,
à doce paciência, leva a palma.

A estupidez é um muro de betão,
que fica diante de nós, teimoso:
não há argumento ou empurrão,
que mova um imbecil meticuloso.

O estúpido não sabe argumentar,
porque isso fica além das suas posses:
por isso, mais não faz do que alinhar

patetices, como se fossem doces.
A estupidez consome tempo e espaço e,
ao saber, prefere o estardalhaço! 

Eugénio Lisboa

4 comentários:

Ildefonso Dias disse...

“Por que foi que cegámos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem” [José Saramago]

Anónimo disse...

Eu tornei-me a razão de ser de Ildefonso Dias. Sem mim, ele não tem qualquer razão de existir, embora, mesmo assim, exista pouco. a argumentos, responde com citações burlescas. O que ele acha que é preciso é que apareça, a conspurcar os meus textos com o seu embevecimento parolo perante o reduzido punhado de gurus que suja, com a baba do seu "apreço". ID não é, na minha vida, o primeiro pegajoso que se me cola às canelas, parasitando-me sem vergonha. Tive outros, sempre casos a roçar a patologia,: é a vida, como dizia o civilizado Guterres! Que diabo, seja bom menino e vá chatear outro, deixando-me em paz, a qual tanto fiz para merecer! Os seus leitores, se é que os tem, devem gostar de variedade e não de o ver a atirar sempre para o mesmo alvo. Essas obsessões doentias acabam por parecer mal e levantam suspeitas. Cuidado!
Eugénio Lisboa

Ildefonso Dias disse...

« a política costuma ser a arte de, em primeiro lugar, não dizer a verdade» [ António Guterres, que mais tarde viria a ser primeiro-ministro de Portugal ]

O "civilizado" Guterres como lhe chama Eugénio Lisboa fasciniou-se por essa arte que ele próprio caracteriza de faltar à verdade.

Naturalmente que o Sr. Eugénio Lisboa por ter sido nomeado politicamente para a embaixada de Londres conviveu de perto com essa arte.

Não Sr. Lisboa, isso Não é a Vida! É a CEGUEIRA!

É a Cegueira que homens como o senhor pretendem manter no povo. É por isso que o senhor odeia o nosso único prémio Nobel José Saramago.

Ildefonso Dias disse...


O escritor Luís Kandjimbo admira Eugénio Lisboa aqui em entrevista;

https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/eugenio-lisboa-o-sentimento-de-pertenca-e-a-literatura-mocambicana/

Ainda a propósito da poesia de Agostinho Neto:

"Será que Benjamin Abdala Junior, Russel Hamilton, Luis Kandjimbo, Carmen Lucia Tindó Secco, Rita Chaves e Laura Padilha não sabem nada de poesia?"

Retirado daqui:
https://ricardoriso.blogspot.com/2008/04/agostinho-neto-no-foi-um-poeta-medocre.html?m=1

Diga-nos agora senhor Eugénio Lisboa que Luís Kandjimbo não sabe nada de poesia.

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...