terça-feira, 18 de maio de 2021

Uma história de maus fígados



CIÊNCIA ÀS SEIS! no RÓMULO: Paulo Oliveira fala sobre fígado gordo

Realiza-se na terça-feira, dia 18 de Maio 2021, pelas 18 horas, a palestra intitulada "Uma história de maus fígados ", inserida no ciclo  “Ciência às Seis! (temporada 5)”, com a coordenação de Carlos Fiolhais e a colaboração de António Piedade. Será palestrante Paulo Oliveira, doutorado em Biologia Celular, Investigador no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e líder do laboratório MitoXT – Toxicologia e Terapêutica Experimental Mitocondrial. O evento online destina-se a todo o público, havendo oportunidade no final para diálogo e questões.

Esta palestra será dedicada á memória de José Mariano Gago (1948-2015), assinalando o Dia Nacional dos Cientistas, data do seu aniversário (teria feito 73 anos em 16 de Maio). O ministro Mariano Gago foi um grande impulsionador do Rómulo, que assim lhe rende mais uma vez homenagem.

Para aceder à sessão via zoom bastará entrar no evento criado no Site e no Facebook.

Ou Entrar na reunião Zoom:  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89959028554
ou ID da reunião: 899 5902 8554

Resumo:

Nesta palestra, iremos discutir a problemática do fígado gordo não alcoólico, o que o causa e o que o pode causar, e potenciais formas de tratamento. Iremos igualmente discutir a forma como os nossos estilos de vida actuais, principalmente em situação de pandemia, levam a uma incidência cada vez maior desta condição.

Curta biografia:

Paulo Oliveira licenciou-se em 1999 em Bioquímica na Universidade de Coimbra, onde também obteve a seu doutoramento em Biologia Celular. Actualmente, é Investigador Principal no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e líder do laboratório MitoXT – Toxicologia e Terapêutica Experimental Mitocondrial. Do seu trabalho de investigação já resultaram mais de 215 publicações revistas por pares.

 Para mais informações:

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

Maria Manuela Serra e Silva

Telefone – 239 410 699

E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/Romuloccvuc

Sem comentários:

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...