quinta-feira, 20 de maio de 2021

Ondas gravitacionais: ‘ouvir’ o Universo

   


A SAC - Secção de Astronomia da Associação Académica de Coimbra e o RÓMULO - Centro  Ciência Viva da Universidade de Coimbra organizam uma sessão conjunta no próximo dia 25 de Maio de 2021, pelas 18 horas. Será orador Carlos Fiolhais, professor de Física da Universidade de Coimbra, que falará sobre “Ondas gravitacionais: ‘ouvir’ o Universo”. Serão moderadores da sessão  Luís Januário e Diogo Eufrásio, representantes da SAC. A sessão ficará registada no PODSAC, o podcast da SAC.

O evento online destina-se a todo o público com interesse em questões de astrofísica, mas muito em especial os estudantes de ciências. Haverá oportunidade para colocar questões no final.

Para aceder à sessão via zoom bastará entrar no evento criado no Site e no Facebook.

Ou Entrar na reunião Zoom:   https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83821183583

ID da reunião:  838 2118 3583

Resumo:

As ondas gravitacionais são oscilações do espaço-tempo que Einstein previu em 1916 como consequência da sua teoria da relatividade geral e que só recentemente, em 2015,  foram detectadas por um observatório nos Estados Unidos construído propositadamente para o efeito (LIGO). A primeira observação resultou da fusão de dois buracos negros com algumas dezenas de massas solares para darem origem a um único superburaco negro. Foi a primeira prova directa da existência de buracos negros. A descoberta, que foi recompensada com o Prémio Nobel da Física de 2017, abriu as portas a novas possibilidades de percepção do Universo: até agora só podíamos vê-lo, agora podemos também, num certo sentido, “ouvi-lo”.

Biografia:

Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa em 1956. Licenciado em Física na Universidade de Coimbra e doutorado em Física Teórica na Universidade Goethe, em Frankfurt, Alemanha, em 1982, é professor catedrático de Física na Universidade de Coimbra desde 2000. Foi professor convidado em universidades de Portugal, Brasil e Estados Unidos. Publicou mais de 60 livros. É autor de mais de 150 artigos científicos (um dos quais com mais de 20.000 citações, o mais citado de cientistas em Portugal). Foi director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Ganhou vários prémios, entre os quais o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência de 2004 atribuído pela televisão SIC em 2005 (o único Globo de Ouro em ciência atribuído até hoje). 

Para mais informações:

SAC -Secção de Astronomia e Astronáutica da Associação Aacadémica de Coimbra

Maria Inês Ferreira

Email – saccoimbra@gmail.com

Facebook - https://www.facebook.com/saccoimbra

Instagram – https://www.instagram.com/astronomia.aac/

Site – http://sac-aac.pt/

PodSAC - https://open.spotify.com/show/5nWfS78fDKHvBjtSYGZkcU?si=Hhqg1fYDR92Q7qb5IEzCag&nd=1

 

 

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

Maria Manuela Serra e Silva

Telefone – 239 410 699

E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/Romuloccvuc

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...