Imagem recortada do jornal El País |
A digitalização está a transformar as sociedades, proporcionando novas oportunidades para melhorar a educação na sala de aula, aprimorar a gestão dos sistemas educativos, mas também para recorrer a modelos inovadores. A pandemia COVID-19 acelerou e destacou a importância da digitalização. Os países devem reconsiderar a sua actual infraestrutura de aprendizagem incluindo a capacidade dos professores para a usar de forma eficiente.
Face a isto é de estranhar, ou talvez não, que a OCDE venha agora recordar dados que recolheu em 2018, através do PISA, e que apresentou quase há um ano, sobre a importância do papel no desenvolvimento da capacidade de ler de forma compreensiva. Transcrevemos um extracto do que foi dito sobre o assunto no jornal El País de dia 16 deste mês:
Ler em papel permite um rendimento superior ao de ler num ecrã, segundo um relatório elaborado pela OCDE (...). Ao comparar o rendimento dos estudantes que referiram que “quase nunca” ou “nunca” lêem livros com o dos que afirmaram que o fazem, estes segundos obtiveram melhores resultados. Mas há outra diferença significativa, relacionada com o formato da leitura: os que disseram ler em papel saíram a ganhar (...). Agora um novo relatório da OCDE revela que os leitores de livros em papel obtiveram mais 46 pontos do que os que “quase nunca” ou “nunca” lêem livros (...) na prova geral de leitura, enquanto que aqueles que só lêem livros digitais alcançaram apenas 26 pontos mais (...).
Havendo aqui dois sentidos, um que beneficia mais os alunos em termos de capacidade de leitura, central em todas as áreas disciplinares e outro que os beneficia menos, qual é, então, o sentido que se pretende que os sistemas e os agentes educativos sigam? Por aquilo de que temos tido conhecimento no último ano não nos restam muitas dúvidas de que, para o sistema público, será o segundo.
Maria Helena Damião e Isaltina Martins
1 comentário:
Isso terá em conta que os alunos que lêem em papel vêm de famílias com mais dinheiro, e portanto, talveez mais cultas em média, o que complementa a formação escolar com outras ajudas que levam amelhor desmpenho?
Enviar um comentário