Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A ARTE DE INSISTIR
Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Por Eugénio Lisboa Texto antes publicado na Revista LER, Primavera de 2023 Dizia o grande dramaturgo irlandês, George Bernard Shaw, que ning...
-
Meu texto num dos últimos JL: Lembro-me bem do dia 8 de Março de 2018. Chegou-me logo de manhã a notícia do falecimento do físico Stephen ...
1 comentário:
Fui ao youtube ver o vídeo "Matemática não é fazer contas" da Inês Guimarães. A inteligente, simpática e alegre rapariga faz algumas considerações pertinentes sobre os professores e o sistema de ensino que merecem alguma reflexão. Para começar, a Inês deve ter noção de que numa turma de 30 alunos "obrigados" a aprender, nem todos têm a sua inteligência. Depois, também não são os professores que determinam o que deve ser ensinado nas escolas. Se mesmo no ensino baseado na resolução repetitiva de exercícios, a maioria dos alunos pouco aprende, imagine o que seria o ensino ideal, que eu também defendo, mais virado para o estímulo da curiosidade e da inteligência! Não, no sistema de ensino concebido pelos nossos governantes, não cabem os problemas de matemática desafiantes e interessantes, como os que a Inês gosta de apresentar, porque isso deixaria de fora a maioria dos seus colegas menos dotados!
Enviar um comentário