sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Dois clássicos da Língua e Cultura Portuguesa

Informação recebida do Círculo de Leitores:

Publicação pelo Círculo de Leitores dos volumes

- Primeira epopeia ("Os Lusíadas")
- Primeira obra de aventura e contactos intercivilizacionais ("Peregrinação")

Biblioteca fundamental da língua e da cultura portuguesas

A colecção Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa, em 30 volumes (72 obras), publicada pelo Círculo de Leitores, dá a conhecer ao grande público as fontes que a investigação mais recente permite apresentar como sendo as obras primeiras, fundadoras da cultura de um país com quase um milénio de história.

A compilação das Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa tem por base dois objectivos essenciais:

 1 - Facultar um saber essencial, rigoroso e crítico sobre as primeiras obras que fixaram conhecimento por escrito nas mais diversas áreas das Humanidades e das Ciências, na longa duração da História Portuguesa: agronomia, arquitetura, cartografia, ciências da educação, ciências militares, direito, dramaturgia, ecologia, economia, enfermagem, engenharia, esoterismo, ética, farmacologia, filologia, filosofia, física, gastronomia, geografia, heráldica, história da arte, história, literatura, matemática, medicina, moral, musicologia, náutica, pedagogia, pintura, poética, política, química, retórica, teologia.

2 - Constituir um ponto de partida pedagógico para divulgar e sistematizar informação resultante da investigação que, nas últimas décadas, os mais diversos investigadores têm realizado para trazer a lume fontes inéditas ou pouco conhecidas, permitindo rever e completar os velhos manuais de historiografia, as clássicas histórias da literatura e as enciclopédias da cultura e da ciência em Portugal.

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...