Apenas um exemplo a propósito de um relatório recentemente publicado pela OCDE e muito divulgado na comunicação social.
levantou demasiadas falsas esperanças”
Andreas Schleicher
(Diretor da OCDE para a Educação)
Ainda o The NMC Horizon Report Europe: 2014 Schools Edition, da responsabilidade da União Europeia, que afirma, inequivocamente, as vantagens das novas tecnologias da informação e da comunicação na aprendizagem, anda a ser divulgado e debatido, procurando-se, a par, integrar no currículo as recomendações que faz, eis que surge um outro relatório da responsabilidade da OCDE (Students, Computers and Learning: Making The Connection) que infirma essa relação de causa-efeito.
Melhor dito: o estudo PISA - Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes - revela que o uso das TIC além de não se mostrar vantajoso no desempenho académico dos alunos que se encontram no final do ensino básico (em Matemática, Ciências e Língua materna) pode, mesmo, prejudicar esse desempenho.
Para mais esclarecimentos:
- Texto de base do estudo (ligação acima estabelecida);
- Power-point oficial (aqui);
- Notícia publicada no jornal Expresso, da autoria de Isabel Leiria Joana Pereira Bastos (aqui).
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