sábado, 26 de setembro de 2015

Línguas e culturas clássicas "regressam" em força à escola

Depois de quase extintas no sistema educativo público português, as línguas e culturas clássicas estão a recuperar o lugar que lhes cabe tanto no ensino básico como no ensino secundário.


O Ministério da Educação e Ciência abriu a possibilidade às escolas de integrarem na sua proposta curricular uma componente designada por "Introdução à Cultura e Línguas Clássicas" nos três ciclos do ensino básico. Também recomendou a abertura, como opção, do Latim e do Grego no ensino secundário.

Cabia aos professores e aos directores a concretização dessa proposta e dessa recomendação.

Nas mais difícies condições (restrição de tempo, iniciação de um trabalho novo, desconhecimento da reacção da comunidade...), muitos directores e professores deram, durante Junho/Julho, um passo em frente, de modo que neste Setembro, passados dois meses, temos a "Introdução à Cultura e Línguas Clássicas" em muitas escolas do continente e das ilhas, na forma que foi possível encontrar (disciplina, clube, projecto, tema de biblioteca...). Temos também mais turmas de Latim e de Grego.

Dado que muitos professores de Clássicas se aposentaram enquanto esta área definhava e poucos jovens entraram no sistema, temos, também, a inciar-se uma acção de formação contínua que acompanhará aqueles que entendem necessitar de suporte para leccionar "Introdução à Cultura e Línguas Clássicas" ou que se preparam para a leccionar.

Em suma, apesar de ainda não conhecemos "os números", os dados dispersos que vamos recolhendo fazem-nos crer que o título do Diário de Coimbra de 22 deste mês está certo; é um "regresso" em força da Cultura e Línguas Clássicas à escola pública.

5 comentários:

joão viegas disse...

Parece ser uma boa noticia. Digo "parece" porque, tendo em conta o periodo, seria ingénuo excluir por completo que este anuncio seja uma medida meramente eleitoralista. Resta-nos esperar que não.

Boas

Helena Damião disse...

Prezado Leitor João Viegas
Na verdade, o trabalho que, felizmente, agora ganha visibilidade nesta área fundamental do currículo inicou-se há muito tempo (intensivamente, há mais de dois anos), nada tendo a ver com posições políticas, agendas eleitorais ou outros interesses marginais àquilo que a educação escolar deve ser.
Poderá esta declaração parece-lhe ingénua face ao conhecimento que terá e que eu tenho de forças e poderes que interferem nos sistemas educativos, empurrando-os num determinado sentido (o nosso está longe de ser excepção) mas é preciso reconhecer que há muitos professores e escolas que sabem e podem ensinar o que é importante aprender. Apenas isso.
Cordialmente,
MHD

joão viegas disse...

Obrigado pela resposta. Muito bem, congratulemo-nos então e felicitemos aqueles que tiveram esta excelente iniciativa e tornaram possivel esta medida de bom senso.

Boas

Isaltina Martins disse...

Não podemos analisar sempre as notícias com o sentido de oportunidade política. Esta surgiu AGORA com certeza porque a jornalista quis escrever um artigo sobre o início do ano lectivo e, perante as informações que recolheu, deu-lhe aquele título forte. Além disso, a luta pelo regresso das línguas clássicas às nossas escolas é contínua,há muitos anos, independentemente dos titulares da pasta da governação.

joão viegas disse...

OK, fiquei esclarecido. Excelente iniciativa.

OS OLHOS DE CAMILO

Meu artigo no mais recente As Artes entre as Letras: É bem conhecido que Camilo Castelo Branco (1825-1890), o grande escritor português (mui...