quarta-feira, 10 de junho de 2015

III Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação

Informação chegada ao De Rerum Natura.

Os testemunhos imateriais e materiais da história e culturas da alimentação tornam evidente, desde a pré-história aos nossos dias, como a mesa – entendida no sentido completo de produção, confeção e consumo de bens alimentares, bem como de comportamentos e rituais que lhe estão associados – não se limita à satisfação de necessidades elementares e biológicas de sobrevivência.

Desde muito cedo o ser humano deixou impressas, na memória tangível e intangível do passado, as determinações que o gosto impôs às suas escolhas alimentares. Sob os auspícios do projecto transnacional DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia, decorrerá, entre os próximos dias 19 a 21 de outubro de 2015 (Universidade de Coimbra), a 3ª edição dos Colóquios Diaita Luso-brasileiros.

A discussão far-se-á em torno de uma díade de problematização de práticas, de preceitos e de conceitos de alimentação e de nutrição cuja história demonstra nem sempre terem sido fáceis de compatibilizar, mas de harmonização no geral almejada, a saber: o prazer e o bem-estar, dois alicerces de uma boa diaita.

Aceitam-se propostas de trabalhos nos diversos campos de saber (História, Literatura, Artes, Arqueologia, Antropologia, Média, Nutrição), cobrindo todos os períodos históricos e que tratem das temáticas expostas no mundo de cultura lusófona, bem como estudos comparativos que visem o diálogo estabelecido com outras culturas ou a influência de umas sobre a outra e vice-versa.

Para mais informação, consultar o site oficial do congresso (http://cechfluc.wix.com/3cdlb). 

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...