sábado, 6 de junho de 2015

A Cultura Clássica na escola de Paredes


Faz, por esta altura, três anos que Alexandra Azevedo, professora de Português e Latim, vendo o ensino da cultura e línguas clássicas desaparecer do nosso sistema educativo e tendo percebido a possibilidade que a figura de "Oferta de escola" (contemplada no currículo do Ensino Básico através do Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de Julho), poderia permitir uma mudança nesta área, apostou efectivamente nela.

Com fundamento em programas e recursos usados na Europa (em países como Inglaterra, França, Alemanha e Itália), com os quais tem tido contacto directo, estruturou um programa próprio, que intitulou Pari Passu (aqui, aqui, aqui). Disponibilizado gratuitamente na internet (aqui), foi acolhido em diversas escolas privadas e em pelo menos duas públicas: a sua, Escola Rodrigues de Freitas, no Porto, e a Escola Básica 2/3 de Paredes.

Esta última disponibiliza, sem interrupções, o Pari Passu, desde o seu início, estando, portanto, a terminar, o seu terceiro ano de aplicação. Muito justamente, a comunicação social deu-lhe visibilidade, num momento em que o Ministério da Educação e Ciência reforça a área acima referida, confirmando a sua importância no currículo, acolhendo trabalho pedagógico produzido no nosso país e proporcionando meios logísticos para ajudar as escolas a integrá-la no seu Projecto Educativo.

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...