terça-feira, 12 de junho de 2012

Mistérios da água


Outra pergunta da TSF e resposta minha, desta vez sobre a água (ainda há pouco a Science publicava um artigo sobre um agregado de seis moléculas de água):

TSF: Os mistériosque a Natureza ainda encerra são muitos. Até a água da qual nós somos feitos emcerca de 65 por cento guarda alguns segredos. Carlos Fiolhais da Universidade deCoimbra pega num copo de água e explica porque é que não se conhece bem aestrutura do precioso líquido.

Carlos Fiolhais: Aágua é tão comum que se poderia pensar que já se conhecemos tudo sobre ela. Masnão, há muitos mistérios ainda para resolver a propósito da água, apesar de serdas substâncias mais comuns no nosso planeta e no nosso corpo. De facto, é umamatéria-prima barata, pelo que não é preciso muito dinheiro para fazerinvestigação sobre a água. Peguemos num simples copo de água: o modo como asmoléculas ou as partículas de água que lá estão dentro interagem umas com asoutras é muito complexo. Cada molécula de água representa-se por H_2O – fórmulaquímica que significa que dois átomos de hidrogénio ligam com um átomo de oxigénio.Mas duas moléculas de água, um H_2O e outro H_2O, exercem entre si forças muito complicadas.Essas forças fazem com que as duas se agarrem, dentro do copo de água, e permaneçam juntasdurante um certo tempo. Podem-se agarrar não só duas, mas três, quatro ou maismoléculas. A seguir, esses agregados desfazem-se porque batem noutros ou emsimples moléculas. Na dinâmica da água líquida, certos agregados molecularesexistem temporariamente, havendo grupos mais estáveis e outros menos. Osagregados de moléculas de água, estas “supermoléculas” de água, moléculasfeitas de moléculas, são objecto de estudo corrente, estão hoje a serinvestigadas. Os fenómenos da estrutura e dinâmica da água só recentemente têmsido aprofundados. Portanto, até uma substância banal como a água que bebemos é alvo dainvestigação científica mais actual. Para saber mais sobre a água precisamos decálculo computacional e precisamos também de aparelhos, chamadosespectroscópios, que servem para revelar a intimidade da água, para penetrar nosmistérios da água.

2 comentários:

Joao disse...

Creio saber que as moléculas de H2O existem devido a algo chamado pontes de van der waals. Poderia ser interessante complementar este artigo com algo sobre isso, porque creio ajudar a mostrar aos leitores que a existência da água é quase algo de... miraculoso.

Anónimo disse...

Hum, parece-me que um dia destes verei os cépticos a dizer que afinal a Homeopatia é possível e tal, blá, blá. É o chamado selo de garantia!

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...