segunda-feira, 4 de junho de 2012

O CÉU NAS TUAS MÃOS


Informação recebida da Fundação navegar: 

ASTRONOMIA TÁCTIL : O CÉU NAS TUAS MÃOS EXPOSIÇÃO E SESSÃO DE PLANETÁRIO

A Fundação Navegar, com o apoio da Ciência Viva e da ACAPO, estreou a 26 de Maio “O Céu nas Tuas Mãos”, um projeto que visa levar a Astronomia a um público mais alargado, incluindo pessoas cegas e com baixa visão. É composto por uma sessão de planetário e uma exposição versando o mais diversos e fascinantes objetos que podemos encontrar no céu noturno. Toda a informação transmitida (através de imagem e som) é complementada com um equivalente táctil, de forma a permitir aos visitantes cegos e com baixa visão percecionar as constelações e objetos presentes na esfera celeste, que de outro modo lhes seriam inacessíveis. A informação, quer sob a forma de uma semiesfera táctil no planetário, quer através de imagens em relevo na exposição, permite tornar esta atividade acessível a todos, numa experiência original a não perder. Este projeto resulta ainda de uma colaboração internacional ente a “Associação Astrónomos Sem Fronteiras” e o “Observatório Astronómico de Valência”. As imagens foram adaptadas com base em imagens do Telescópio Espacial Hubble, Tactile Astronomy, FETTU e muitas outras.
 
 Sessão de Planetário

A sessão de planetário “O Céu nas tuas Mãos”, adaptada a nível internacional pela Associação Astrónomos Sem Fronteiras e o Observatório Astronómico de Valência, é para todos e está agora disponível em português. Composta por uma componente táctil com uma semiesfera, onde os participantes podem sentir as formas das constelações e acompanhar a história através da componente sonora. Um equivalente visual será projectado na cúpula do planetário, tornando esta experiência acessível a todos.

Planetário do Centro Multimeios de Espinho
 Em exibição de 26 de Maio a 30 de Setembro
 Domingos e Feriados às 16h / Disponível por marcação para escolas e grupos.

Exposição

A exposição conta com cerca de 20 imagens provenientes de telescópios de todo o mundo. As imagens foram transformadas de forma a destacar em relevo as diferentes e mais importantes características dos objetos celestes, de outra forma não percecionadas pelo tato. Conta ainda com uma Lua em relevo na qual se pode deslumbrar com as crateras e mares do nosso satélite natural.

Foyer do Centro Multimeios de Espinho
Entrada: Livre e Gratuita 26 de Maio a 26 de Junho
De Terça a Sexta-Feira das 10h às 22h. Sábados, Domingos e Feriados das 14h às 22h

Saiba mais em: http://www.multimeios.pt/pt/o-ceu-nas-tuas-maos
3

Sem comentários:

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...