quarta-feira, 6 de junho de 2012

Está a Europa em vias de se suicidar?




Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho tem o prazer de convidar para a próxima palestra, inserida noProjecto Quark! - Escola de Física para Jovens, no próximo dia 8 de Junho de 2012, pelas 21H15, nas instalações do CCVRC, localizado no Departamento de Física da FCTUC.


Palestra - Está a Europa em vias de se suicidar?
Orador - Prof. Doutor Pedro Nogueira Ramos

Data: Sexta feira, 8 de Junho de 2012, às 21h15.
Local: Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho - Departamento de Física da FCTUC
Público-Alvo: Público em geral interessado pela matéria
Entrada Livre 


Está a Europa em vias de se suicidar?
A opinião dos Prémios Nobel (dos que foram e dos que hão-de ser...)

RESUMO:
A palestra passa em revista algumas opiniões recentes expressas por economistas galardoados com o Prémio Nobel, relativas à crise europeia e suas soluções, para sublinhar quão divergentes são as posições dos economistas, mesmo daqueles que mereceram e merecem o maior dos reconhecimentos. De facto, esta é uma conferência sobre a pluralidade da Economia. A coexistência de posições divergentes, ou mesmo opostas, mas ainda assim cientificamente fundamentadas, que dão origem a diferentes políticas e soluções de governo, é um facto que deve ser encarado com naturalidade na ciência económica, inerente à sua condição de ciência humana.

BIBLIOGRAFIA:
Pedro Miguel Girão Nogueira Ramos licenciou-se em Economia pela Universidade de Coimbra em 1980. Concluiu o Doutoramento em Economia na mesma universidade, em 1992.
Desempenha as funções de docente na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra desde 1980, sendo actualmente Professor Associado com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi presidente do Conselho Científico da Faculdade de Economia entre 1998 e 2000. Foi coordenador, por parte da Universidade de Coimbra, do Gabinete Inter-universitário de Apoio ao Desenvolvimento Estratégico (GIADE). Trabalhou para o Instituto Nacional de Estatística, tendo desempenhado as funções de Director das Contas Nacionais. Foi ainda consultor do Eurostat.

Entrada Livre

3 comentários:

Anónimo disse...

"A palestra passa em revista algumas opiniões recentes expressas por economistas galardoados com o Prémio Nobel"

Isso é uma lista muito pequena visto não existir prémio Nobel da economia. Quem são e em que áreas foram galardoados?

José Batista da Ascenção disse...

A Europa está em vias de nos suicidar(mos).

Dá-me ideia.

Cláudia S. Tomazi disse...

Elucidar:"inerente à sua condição de ciência humana" e o quê significa um Nóbel?!

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...