sexta-feira, 8 de junho de 2012

Livro de Nuno Crato em destaque na revista “The Mathematical Intelligencer”.


Crónica publicada na imprensa regional.

A edição inglesa do livro “A Matemática das Coisas – Do Papel A4aos Atacadores de Sapatos, do GPS às Rodas Dentadas”, de Nuno Crato, acaba de receber a atenção de uma excelente recensão crítica na revista “The Mathematical Intelligencer” (da editora de ciência Springer).


Refira-se que o livro “A Matemática das Coisas” foi primeiramente editado pela Gradiva, na sua colecção Temas de Matemática, nº 6, em 2008. Os direitos desta obra para a língua inglesa foram adquiridos pela prestigiada editora de ciência Springer Verlag que vem a publicar o livro em 2010 com o título “Figuring It Out: Entertaining Encounters with Everyday Math”. É uma edição de 227 páginas, incluindo as 36 ilustrações da edição portuguesa.

Pamela Gorkin, autora da recensão agora publicada na 1ª edição de Março de “The Mathematical Intelligencer”, tece as melhores considerações à obra de divulgação de matemática do actual Ministro da Educação e da Ciência, dando realce não só a algumas das cerca de cinquenta histórias fascinantes de e sobre matemática que se encontram reunidas no livro, mas também sobre o modo cativante com que Nuno Crato prende a atenção do leitor e o envolve na narrativa com o magnetismo dos grandes contadores de histórias.

A autora do artigo, professora de matemática na Universidade de Bucknell, em Lewisburg nos Estados Unidos da América, faz uma apresentação dos cinco capítulos que agrupam as 50 histórias do livro e sublinha que muitas delas têm o “condão” de atraírem pessoas para a beleza da matemática, a utilidade de mostrar que o nosso dia-a-dia está repleto de “coisas” com muita matemática, mesmo as secretas, as de ordem planetária, as que são tecidas com arte e geometria. 

Depreende-se da leitura da recensão que a autora ficou fascinada e muitas vezes presa ao fio narrativo que Nuno Crato imprime à forma como escreve. Sem muito esforço, o leitor experiencia viagens debruadas com o mistério e fascínio de como a matemática ajudou a resolver problemas concretos e situações de pessoas simples e reais, é uma das sensações agradáveis que acompanham a leitura do livro.

Segundo Gorkin, “as histórias que compõem o livro são inteligentes e divertidas, a escrita é clara e interessante e o autor (Nuno Crato) é singularmente criativo. São histórias como estas as que levam as pessoas a interessar-se pela matemática e ajudam aqueles que não são especialistas em matemática a antever o mistério, poder e beleza da matemática”.

Esta não só é uma boa notícia para a divulgação de ciência feita em Portugal, em particular da divulgação da matemática, assim como um convite à (re)leitura da edição portuguesa.

António Piedade

2 comentários:

Graça Sampaio disse...

Deve ser a única qualidade do senhor Crato! (E já não é pouco, diga-se em abono da verdade) Então porque não se dedica a tempo inteiro àsbelezas da Matemática e deixa a política?...

José Batista da Ascenção disse...

É sempre melhor ter na política alguém que, mais que sensível, dá

protagonismo às belezas da matemática do que os "canastrões" políticos a que

temos tido direito.

Já nem falo de políticos que entendessem muito de matemática. Era pedir-lhes

demasiado. E talvez não tivessemos chegado ao atoleiro em que nos

encontramos.

Agora, eu gostava que ele, Nuno Crato, tivesse a mesma mestria a mostrar-nos

um módico de racionalidade e utilidade na ação do ministério da educação.

Isso sim. Se bem que a tarefa não seja fácil, creio que é para isso que ele

lá está.

E para já é bom que lá esteja. No mínimo dos mínimos evita-se que esteja lá

outro pior, como foram todos aqueles de que senti a ação (ou falta dela) no

exercício do cargo.

É pouco? É.

Mas antes assim que pior.

Cá por coisas. Deus nos proteja.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...