segunda-feira, 1 de junho de 2009

TODA A FÍSICA NUM PÁSSARO DE VIDRO



O "Correio da Manhã" para a sua revista de domingo pediu-me que divulgasse um objecto ao qual estivesse particularmente aficionado. Transcrevo o artigo de Hélder Almeida, com o título acima, que ontem veio a lume e que tem o título de cima (o vídeo é de um Pássaro Sedento do You Tube). Quem queira saber mais sobre a física do objecto pode ver:

- J. Guemez, R. Valiente, M. Fiolhais, and C. Fiolhais, Experiments with the drinking bird, American Journal of Physics 71 (2003) 1257-1263.

- J. Guemez, R. Valiente, M. Fiolhais, and C. Fiolhais, Experiments with the sunbird, American Journal of Physics 71 (2003) 1264-1267.


"Para o físico é a prova de como a sua disciplina pode ser divertida. Feito de vidro, afinal este pássaro é só mecânica e termodinâmica.

É pequeno, feito de vidro, com um líquido no interior difícl de pronunciar (dicloreto de metilo) e a única coisa que faz é mergulhar constantemente o bico em água., movimentando-se para a frente e para trás. Mas a simplicidade do que faz esconde uma grande complexidade que, como não podia deixar de ser, chamou a atenção de Carlos Fiolhais. Porém, isto é apenas "termodinâmica e mecânica, física clássica, não há aqui física moderna nenhuma!"

Oferecido por um amigo espanhol há seis anos, os ingleses e americanos chamam a este objecto "drinking bird". Mas o professor catedrático da Universidade de Coimbra chama-lhe, em português, "pássaro sedento", até porque gosta de pensar nele como "uma metáfora para a sede saber provocada pela pela curiosidade em descobrir como o mundo funciona".

Foi precisamente a curiosidade em saber como funcionava o "pássaro sedento" e a vontade de surpreender que levou Fiolhais, juntamente com o irmão e o seu amigo espanhol, a escrever um artigo científico num reputado jornal científico da especialidade. "Na física estamos sempre a descobrir. E este é um pássaro que nos faz pensar, está sempre a bicar na nossa cabeça"!

Pousado em cima de um móvel da sala, este frágil pássaro de vidro, que já chegou a andar para a frente e para trás durante dois dias, desperta a atenção de quem visita a casa do físico. "Quem vê isto fica admirado porque o pássaro está ali a andar só por molhar o bico". O segredo está na diferença de pressão dentro do pássaro. Com a evaporação da água do bico, a cabeça arrefece e a pressão muda, o que faz o líquido interior subir inclinando o pássaro novamente para água. "É a prova de como a Física pode ser divertida!"

A estrela dos Simpsons que não é boa para dar luz

O "pássaro sedento", como Fiolhais lhe chama, foi criado pelo inventor americano Miles V. Sullivan, em 1945, e é mundialmente famoso. Chegou mesmo a entrar em três episódios de "Os Simpsons". Muitos inventores tentaram já aplicar a sua fórmula de funcionamento à criação de um motor, De facto, "isto é a coisa mais próxima do motor a água". Mas, como o rendimento é muito baixo, "não daria sequer para pôr uma lâmpada a funcionar", assegura o físico."

Hélder Almeida

5 comentários:

Anónimo disse...

ATOMISMO E CRISTIANISMO

Tito Lucrécio Caro, nunca reclamou, para os seus escritos, qualquer inspiração divina. No seu poema Rerum Natura, limitou-se a escrever o que pensava. Era um louco e suicidou-se.

Para ele, o Universo, a vida e o homem têm uma origem irracional. No caso de Tito Lucrécio Caro, o seu fim foi igualmente irracional.

A presença de informação codificada no núcleo da célula, em quantidade, qualidade e densidade inabarcáveis pela mente humana, refuta a sua visão do mundo.

O físico Paul Davies observa isso bem, quando pergunta:

‘How did stupid atoms spontaneously write their own software? … Nobody knows …"



Jesus Cristo, afirmou ser o Messias, o Filho de Deus. Ele disse que os céus e a Terra passarão, mas as suas Palavras nunca irão passar. Ele é o centro do Livro mais influente da história da humanidade. Era um Sábio, que morreu e ressuscitou.

Para ele, o Universo, a vida e o homem têm uma origem racional. No caso de Jesus Cristo, Ele não tem princípio nem fim. Ele é Razão eterna.

A presença de informação codificada no núcleo da célula, em quantidade, qualidade e densidade inabarcáveis pela mente humana, corrobora a sua mensagem.

Anónimo disse...

"a sua disciplina pode ser divertida...". É o princípio do eduquês.

Anónimo disse...

"Fiolhais, juntamente com o irmão e o seu amigo espanhol, a escrever um artigo científico num reputado jornal científico da especialidade"

Mais um artigo na Gazeta de Física, Fiolhais? Bravo.

Anónimo disse...

O composto chama-se mesmo dicloreto de metilo?penso que dessa frma é um radical...

Anónimo disse...

Olá, vi um artigo seu sobre passaro de vidro, tive um desse muito tempo atras, infelizmente quebrou. Po acaso vc saberia aonde eu poderia encontrar para comprar? Obrigada, Ana Celia (accarapia@hotmail.com)

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...