segunda-feira, 1 de junho de 2009
TODA A FÍSICA NUM PÁSSARO DE VIDRO
O "Correio da Manhã" para a sua revista de domingo pediu-me que divulgasse um objecto ao qual estivesse particularmente aficionado. Transcrevo o artigo de Hélder Almeida, com o título acima, que ontem veio a lume e que tem o título de cima (o vídeo é de um Pássaro Sedento do You Tube). Quem queira saber mais sobre a física do objecto pode ver:
- J. Guemez, R. Valiente, M. Fiolhais, and C. Fiolhais, Experiments with the drinking bird, American Journal of Physics 71 (2003) 1257-1263.
- J. Guemez, R. Valiente, M. Fiolhais, and C. Fiolhais, Experiments with the sunbird, American Journal of Physics 71 (2003) 1264-1267.
"Para o físico é a prova de como a sua disciplina pode ser divertida. Feito de vidro, afinal este pássaro é só mecânica e termodinâmica.
É pequeno, feito de vidro, com um líquido no interior difícl de pronunciar (dicloreto de metilo) e a única coisa que faz é mergulhar constantemente o bico em água., movimentando-se para a frente e para trás. Mas a simplicidade do que faz esconde uma grande complexidade que, como não podia deixar de ser, chamou a atenção de Carlos Fiolhais. Porém, isto é apenas "termodinâmica e mecânica, física clássica, não há aqui física moderna nenhuma!"
Oferecido por um amigo espanhol há seis anos, os ingleses e americanos chamam a este objecto "drinking bird". Mas o professor catedrático da Universidade de Coimbra chama-lhe, em português, "pássaro sedento", até porque gosta de pensar nele como "uma metáfora para a sede saber provocada pela pela curiosidade em descobrir como o mundo funciona".
Foi precisamente a curiosidade em saber como funcionava o "pássaro sedento" e a vontade de surpreender que levou Fiolhais, juntamente com o irmão e o seu amigo espanhol, a escrever um artigo científico num reputado jornal científico da especialidade. "Na física estamos sempre a descobrir. E este é um pássaro que nos faz pensar, está sempre a bicar na nossa cabeça"!
Pousado em cima de um móvel da sala, este frágil pássaro de vidro, que já chegou a andar para a frente e para trás durante dois dias, desperta a atenção de quem visita a casa do físico. "Quem vê isto fica admirado porque o pássaro está ali a andar só por molhar o bico". O segredo está na diferença de pressão dentro do pássaro. Com a evaporação da água do bico, a cabeça arrefece e a pressão muda, o que faz o líquido interior subir inclinando o pássaro novamente para água. "É a prova de como a Física pode ser divertida!"
A estrela dos Simpsons que não é boa para dar luz
O "pássaro sedento", como Fiolhais lhe chama, foi criado pelo inventor americano Miles V. Sullivan, em 1945, e é mundialmente famoso. Chegou mesmo a entrar em três episódios de "Os Simpsons". Muitos inventores tentaram já aplicar a sua fórmula de funcionamento à criação de um motor, De facto, "isto é a coisa mais próxima do motor a água". Mas, como o rendimento é muito baixo, "não daria sequer para pôr uma lâmpada a funcionar", assegura o físico."
Hélder Almeida
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
CARTA A UM JOVEM DECENTE
Face ao que diz ser a «normalização da indecência», a jornalista Mafalda Anjos publicou um livro com o título: Carta a um jovem decente . N...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
5 comentários:
ATOMISMO E CRISTIANISMO
Tito Lucrécio Caro, nunca reclamou, para os seus escritos, qualquer inspiração divina. No seu poema Rerum Natura, limitou-se a escrever o que pensava. Era um louco e suicidou-se.
Para ele, o Universo, a vida e o homem têm uma origem irracional. No caso de Tito Lucrécio Caro, o seu fim foi igualmente irracional.
A presença de informação codificada no núcleo da célula, em quantidade, qualidade e densidade inabarcáveis pela mente humana, refuta a sua visão do mundo.
O físico Paul Davies observa isso bem, quando pergunta:
‘How did stupid atoms spontaneously write their own software? … Nobody knows …"
Jesus Cristo, afirmou ser o Messias, o Filho de Deus. Ele disse que os céus e a Terra passarão, mas as suas Palavras nunca irão passar. Ele é o centro do Livro mais influente da história da humanidade. Era um Sábio, que morreu e ressuscitou.
Para ele, o Universo, a vida e o homem têm uma origem racional. No caso de Jesus Cristo, Ele não tem princípio nem fim. Ele é Razão eterna.
A presença de informação codificada no núcleo da célula, em quantidade, qualidade e densidade inabarcáveis pela mente humana, corrobora a sua mensagem.
"a sua disciplina pode ser divertida...". É o princípio do eduquês.
"Fiolhais, juntamente com o irmão e o seu amigo espanhol, a escrever um artigo científico num reputado jornal científico da especialidade"
Mais um artigo na Gazeta de Física, Fiolhais? Bravo.
O composto chama-se mesmo dicloreto de metilo?penso que dessa frma é um radical...
Olá, vi um artigo seu sobre passaro de vidro, tive um desse muito tempo atras, infelizmente quebrou. Po acaso vc saberia aonde eu poderia encontrar para comprar? Obrigada, Ana Celia (accarapia@hotmail.com)
Enviar um comentário