domingo, 12 de maio de 2019

CICLO DE CONFERÊNCIAS. O currículo escolar na contemporaneidade: identificação e discussão de algumas das suas bases

Informação que pode interessar a educadores e professores, directores escolares e outros responsáveis educativos, encarregados de educação, investigadores, e estudantes de ensino e de educação.


Na continuação de conferências anteriores, o presente ciclo de cinco conferências decorre da investigação realizada no âmbito do projecto “Currículo, ensino e formação de professores – CEFP”, que está a ser desenvolvido no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20). 
Partindo do “Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular”, em curso, desde 2016/17, no sistema de ensino português, centram-se na análise de aspectos que nele se afiguram como particularmente críticos: 
  • o “direito à educação” guiado pela finalidade civilizadora, que a escola pública e o currículo que a materializa deve assegurar; 
  • a relação entre esta escola e empresas, apresentadas como “parceiras educativas”, relação marcada pela publicidade e pela recolha de dados pessoais; 
  • a reconfiguração que se exige à escola e ao currículo em virtude da introdução das tecnologias digitais;
  • a ideia de “empreendedorismo” como competência transversal de professores e de alunos.
As cinco conferências que integram o ciclo são realizadas nas seguintes datas:
  • Maio: 18 (10h00-12h45) e 25 (10h00-12h30); 
  • Junho: 01 (10h00-12h30), 15 (10h00-12h30) e 26 (17h30-20h15)
O local é:
  • Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Edifício 3
ENTRADA LIVRE, COM CERTIFICADO DE PRESENÇA

Apresentação aqui, Programa aquiInscrições aqui

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...