sexta-feira, 24 de maio de 2019

O UNIVERSO DA FÍSICA DE PARTÍCULAS EM QUE VIVEMOS




Na próxima 4ª feira, dia 29 de Maio de 2019, pelas 18h00, vai ocorrer no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra “O Universo da Física de Partículas em que Vivemos”, por António Onofre, físico de partículas, investigador do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP). Investigador no CERN. Professor da Universidade do Minho.

António Onofre


Esta palestra integra-se no ciclo "Ciência às Seis - Terceira temporada"*

Sinopse da palestra:
Desde os seus primeiros momentos de existência e logo após esse momento singular conhecido por “Big Bang”, o Universo que observamos e conhecemos tem-se revelado aos nossos olhos de uma forma surpreendente. Após um período inicial de inflação rápida, o Universo arrefeceu o suficiente para permitir a formação de partículas sub-atómicas, mais pequenas (e mais leves) do que um átomo. Estas partículas, mais tarde, combinaram-se nos átomos que conhecemos hoje em dia e deram origem á estrutura da matéria que nos rodeia i.e., estrelas e galáxias do Universo visível.  Apesar de todo o conhecimento acumulado até hoje sobre as partículas fundamentais já observadas experimentalmente e as interações entre elas, apenas é possível descrever teoricamente cerca de 5% do nosso Universo.  Os restantes 95% encontram-se divididos por Matéria Escura (provavelmente não constituída por matéria convencional) e Energia Escura (responsável pela expansão acelerada do Universo), para os quais não possuímos qualquer explicação. As questões deixadas em aberto, fazem-nos refletir sobre o momento particular em que vivemos, numa época e num tempo, em que se sabe descrever 5% do Universo observado, mas se deixa sem qualquer explicação, os restantes 95%, que se sabe existirem. Nesta palestra, será feita uma reflexão sobre o estado atual do conhecimento das partículas e interações fundamentais conhecidas e do papel relevante de algumas delas na estabilidade do nosso próprio Universo, incluindo o papel determinante do bosão de Higgs, recentemente descoberto no LHC, no CERN.

*Este ciclo de palestras é coordenado por António Piedade, Bioquímico, escritor e Divulgador de Ciência.

ENTRADA LIVRE
Público-Alvo: Público em geral
Link para o evento no facebook

Sem comentários:

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...