segunda-feira, 6 de maio de 2019

" Museus em Portugal: questões actuais e desafios futuros"; António Pimentel no Rómulo


 

Museus em Portugal: questões actuais e desafios futuros

No próximo dia 8 de Maio, quarta-feira, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, situado no piso 0 do Departamento de Física da FCTUC, o Doutor António Pimentel, Director do Museu Nacional de Arte Antiga, virá falar sobre os “Museus em Portugal: questões actuais e desafios futuros”. 

A sessão, que consistirá numa conversa moderada pelo físico Carlos Fiolhais (director do Centro), é destinada ao público geral, havendo lugar a diálogo com o palestrante. Questões sobre o estado dos nossos museus estarão no centro do diálogo.

Esta sessão integra-se no ciclo “10 anos – 10 figuras”, com a qual o RÓMULO presta homenagem a algumas figuras proeminentes da cultura e da ciência nacionais. O Doutor António Pimentel, professor de História de Arte da Universidade de Coimbra, merece essa homenagem não só pela sua extensa produção científica e cultural mas também pelo extraordinário trabalho que tem frente nos últimos anos à frente de um dos maiores e mais prestigiados  museus nacionais.

Nota biográfica sobre António Pimentel

Desde 2010 director do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, António Pimentel, professor de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, possui experiência de coordenação, gestão e programação correspondente às funções que tem desempenhado. Especialista no património da Universidade de Coimbra foi pró-Reitor de 2007 a 2009 e coordenador científico do dossier da Candidatura UNESCO a Património Mundial, funções que cessou em 2009, quando assumiu a direcção do Museu Grão Vasco, em Viseu. Destacou-se no MNAA por uma gestão a vários títulos inovadora.
Licenciado em História, em variante de História da Arte, pela Universidade de Coimbra, e mestre em História Cultural e Política da Época Moderna, pela mesma universidade, tem ainda um doutoramento em História, na especialidade de História de Arte (2003). Tem sido professor do módulo "Gestão de Museus" no programa Gestão do Património Cultural

Na vertente mais académica do seu percurso, o seu trabalho tem incidido sobre a arte barroca portuguesa. O seu interesse pelos mecanismos de representação do poder levou-o a centrar os seus estudos no âmbito da arquitectura áulica e palaciana. É autor de vários livros, onde se destaca A Morada da Sabedoria. I – O Paço Real de Coimbra: das origens ao estabelecimento da Universidade. Coimbra (Almedina, 2005) e numerosos artigos
Recebeu as seguintes distinções: Luxemburgo: Cavaleiro da Ordem do Mérito (2016). França: Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras (2016).  Itália: Oficial da Ordem da Estrela de Itália (2017).  Em 2016 foi uma das 17 personalidades internacionais da cultura e das artes seleccionadas para um encontro com o Papa Francisco tendo, na ocasião, proferido uma alocução no Senado italiano.

Para mais informações:
RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra 
                     Maria Manuela Serra e Silva
                     Telefone – 239 410 699
                     E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com
                     Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002912006773

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...