No próximo dia 14 de Maio, terça-feira, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, situado no piso 0 do Departamento de Física da FCTUC, o Doutor João Cerqueira, virá falar sobre o seu livro “25 de Abril, corte e costura”. A apresentação estará a cargo de José Manuel Pavão, médico pediatra e cirurgião, que foi director do hospital Maria Pia no Porto e deputado na Assembleia da República. Dará as boas vindas físico Carlos Fiolhais (director do RÓMULO).
A sessão destina-se ao público em geral, havendo lugar a diálogo com o autor assim como a venda do livro e, no final, a uma sessão de autógrafos.
Sinopse
Celebram-se os 40 anos da revolução. A Direita propõe uma tourada, a Esquerda um desfile gay. Entretanto, chegam à cidade um antigo inspector da PIDE decidido a acabar com a festa, um toureiro espanhol que sonha com a União Ibérica, um guru tarado sexual e as Brigadas Indignadas com a missão de fazer explodir uma bomba.
O livro pretende mostrar que os partidos políticos parecem mais interessados em se afrontar do que em resolver os problemas dos cidadãos. Aborda temas actuais como a austeridade, o casamento homossexual, os direitos dos animais, os subsídios à arte, a União Ibérica, as seitas religiosas e o terrorismo. Todos os partidos são parodiados, embora uns sejam mais do que outros. As recentes escaramuças políticas parecem confirmar a mensagem do romance.
Biografia
João Cerqueira é doutorado em História da Arte pela Universidade do Porto. É autor de sete livros traduzidos em várias línguas e gosta de provocar os leitores, satirizando o mundo e o comportamento humano. O autor está publicado em Espanha, Itália, Inglaterra, Argentina, Brasil e Estados Unidos, onde venceu três prémios literários.
Obras publicadas: Arte e literatura na guerra civil de Espanha, em 2004; A culpa é destas liberdades, em 2007; A Tragédia de Fidel Castro, em 2008 (publicado nos EUA com o título The Tragedy of Fidel Castro); Maria Pia: rainha e mulher, em 2008; José Guimarães (publicado na China pelo Today Art Museum), José de Guimarães: Arte Pública, em 2010; As reflexões do Diabo, em 2010; A segunda vinda de Cristo à Terra, em 2015; 25 de Abril, corte e costura, em 2019.
Os seus textos estão publicados na Toad Suck Review, Hypertext Magazine, Cleaver Magazine, Danse Macabre, Contemporary Literary Review India, Open Pen Magazine, The Liberator Magazine, BoldType Magazine, All Right Magazine, South Asia Mail, Linguistic Erosion, Calamites Press, Sundayat6mag e Literary Lunes.
Citação do autor:
“Recentemente li uma crítica à obra de Shakespeare onde se dizia que, entre outras qualidades, a sua genialidade consiste na passagem súbita da comédia para a tragédia, apanhando desprevenido o leitor. Ora é isso mesmo que tento fazer… procuro fazer rir … para no fim dar um valente murro no estômago do leitor. Confesso : quero bater nos meus leitores, mas primeiro tento fazê-los rir.”
Para mais informações:
RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra Maria Manuela Serra e Silva Telefone – 239 410 699
E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002912006773
Sem comentários:
Enviar um comentário