sexta-feira, 10 de maio de 2019

" 25 de Abril, corte e costura" de João Cerqueira


No próximo dia 14 de Maio, terça-feira, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, situado no piso 0 do Departamento de Física da FCTUC, o Doutor João Cerqueira, virá falar sobre o seu livro “25 de Abril, corte e costura”. A apresentação estará a cargo de José Manuel Pavão, médico pediatra e cirurgião, que foi director do hospital Maria Pia no Porto e deputado na Assembleia da República. Dará as boas vindas físico Carlos Fiolhais (director do RÓMULO).

A sessão  destina-se ao público em geral, havendo lugar a diálogo com o autor assim como a venda do livro e, no final, a uma sessão de autógrafos.

 Sinopse

Celebram-se os 40 anos da revolução. A Direita propõe uma tourada, a Esquerda um desfile gay. Entretanto, chegam à cidade um antigo inspector da PIDE decidido a acabar com a festa, um toureiro espanhol que sonha com a União Ibérica, um guru tarado sexual e as Brigadas Indignadas com a missão de fazer explodir uma bomba.

 O livro pretende mostrar que os partidos políticos parecem mais interessados em se afrontar do que em resolver os problemas dos cidadãos. Aborda temas actuais como a austeridade, o casamento homossexual, os direitos dos animais, os subsídios à arte, a União Ibérica, as seitas religiosas e o terrorismo. Todos os partidos são parodiados, embora uns sejam mais do que outros. As recentes escaramuças políticas parecem confirmar a mensagem do romance.

 Biografia

 João Cerqueira é doutorado em História da Arte pela Universidade do Porto. É autor de sete livros traduzidos em várias línguas e gosta de provocar os leitores, satirizando o mundo e o comportamento humano. O autor está publicado em Espanha, Itália, Inglaterra, Argentina, Brasil e Estados Unidos, onde venceu três prémios literários.

Obras publicadas:  Arte e literatura na guerra civil de Espanha, em 2004; A culpa é destas liberdades, em 2007;  A Tragédia de Fidel Castro, em 2008 (publicado nos EUA com o título The Tragedy of Fidel Castro); Maria Pia: rainha e mulher, em 2008;  José Guimarães (publicado na China pelo Today Art Museum),  José de Guimarães: Arte Pública, em 2010; As reflexões do Diabo, em 2010; A segunda vinda de Cristo à Terra, em 2015; 25 de Abril, corte e costura, em 2019.

The Tragedy of Fidel Castro venceu USA Best Book Awards 2013, o Beverly Hills Book Awards 2014, o Global Ebook Awards 2014, foi finalista do Montaigne Medal 2014 (Eric Offer Awards), foi finalista do Wishing Shelf Independent Book Awards 2014, e foi considerado pela revista ForewordReviews a terceira melhor tradução publicada nos EUA em 2012. Além dos EUA, está publicado na Itália pela Leone Editore, no Reino Unido pela Freight Books, na Argentina pela Eduvim e em Espanha pela Funambulista. Foi adaptado para o teatro nos Estados Unidos. A segunda vinda de Cristo à Terra venceu a medalha de prata do 2015 Latino Book Award, a medalha de prata no 2016 Hungry Monster Book Awards, foi eleito livro do ano 2016 pelo Latina Book Club e foi considerado um dos melhores livros publicados em 2015 pelo unheard-voice.blogspot. Está publicado nos EUA pela Line by Lion Publications. Em 2017 foi publicado em Espanha pela Funambulista.

 Os seus textos estão publicados na Toad Suck Review, Hypertext Magazine, Cleaver Magazine, Danse Macabre, Contemporary Literary Review India, Open Pen Magazine, The Liberator Magazine, BoldType Magazine, All Right Magazine, South Asia Mail, Linguistic Erosion, Calamites Press, Sundayat6mag e Literary Lunes. 

Citação do autor:

 “Recentemente li uma crítica à obra de Shakespeare onde se dizia que, entre outras qualidades, a sua genialidade consiste na passagem súbita da comédia para a tragédia, apanhando desprevenido o leitor. Ora é isso mesmo que tento fazer… procuro fazer rir … para no fim dar um valente murro no estômago do leitor. Confesso : quero bater nos meus leitores, mas primeiro tento fazê-los rir.”

Para mais informações:

 RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra Maria Manuela Serra e Silva Telefone – 239 410 699
 E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com
 Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002912006773

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...