sábado, 11 de maio de 2019

Projeto POMBAL GLOBAL



Projeto POMBAL GLOBAL
Obra Completa Pombalina”
Consórcio de Mecenas destinado a financiar o maior projeto científico de sempre sobre o Marquês de Pombal

para colmatar uma das lacunas mais graves da cultura portuguesa

O Município de Lisboa, o Município de Oeiras, a Fundação Millennium BCP, a Fundação Marquês de Pombal e a Universidade Aberta juntamente com o Grupo Jerónimo Martins, o Município de Pombal e o Município de Sernancelhe e a Universidade de Coimbra associaram-se para apoiar a maior operação científica de sempre em ordem à identificação, levantamento, transcrição, anotação e edição criticamente anotada de toda a obra escrita do Marquês de Pombal e redigida sob a sua orientação. O Ministério da Cultura emitiu uma declaração de interesse cultural de um projeto que visa suprir uma lacuna da historiografia portuguesa e internacional do século XVIII e dar a conhecer a mentalidade iluminista e a formação do contemporâneo Estado nacional.
Esta operação será levada a cabo por uma vasta equipa interdisciplinar e internacional de investigadores sob a coordenação científica dos Professores Viriato Soromenho-Marques, Pedro Calafate e José Eduardo Franco e com a coordenação académica da Cátedra convidada FCT Infante Dom Henrique da Universidade Aberta e do CLEPUL da Faculdade Letras da Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, contando com o apoio estratégico da Universidade de Coimbra e de outras Universidades de Portugal e do Brasil, nomeadamente a Universidade Federal de Sergipe, de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Os mais altos representantes das instituições mecenas agendaram uma cerimónia de assinatura dos protocolos que oficializarão este consórcio de mecenas para as 12 horas do próximo dia 13 de maio, data de aniversário natalício de Pombal, na Igreja Memória em Lisboa, onde estão depositados os seus restos mortais. O financiamento significativo que será garantido por este consórcio de mecenas permitirá sustentar durante 5 anos uma equipa especializada de investigadores para realizar a pesquisa exaustiva de toda a documentação pombalina dispersa por mais de 100 bibliotecas e arquivos de vários países e continentes, nomeadamente Portugal, Brasil, Inglaterra, Áustria, Holanda, Espanha, França, Itália, Rússia, Polónia, Índia, China, Estados Unidos México, Argentina, Canadá, Japão, Angola, Moçambique, Cabo Verde, entre outros.


Breve apresentação do
Projeto POMBAL GLOBAL
OBRA COMPLETA POMBALINA
Atualizada e anotada criticamente a partir das fontes primeiras
Direção de José Eduardo Franco, Pedro Calafate e Viriato Soromenho-Marques

Sinopse e Pertinência do Projeto:

É bem conhecida a importância histórica do Marquês de Pombal e da sua ação política e diplomática, que o tornaram num dos políticos portugueses mais marcantes e de maior projeção internacional. Na verdade, Sebastião José de Carvalho e Melo, diplomata da corte portuguesa junto da corte inglesa e da corte austríaca, e depois “Primeiro-Ministro” de D. José I, legou à posteridade uma vasta obra por ele escrita ou por ele diretamente inspirada.  Algumas das suas medidas e reformas políticas tornaram-se pioneiras tanta no âmbito da história portuguesa, como a nível internacional, entre as quais a criação da região demarcada dos vinhos do Porto no Douro, a reforma da educação e da universidade, a abolição da escravatura na metrópole, a reforma da inquisição, o fim da distinção entre cristãos velhos e cristãos novos, a reforma administrativa dos territórios ultramarinos, entre outras.
Esta obra, constituída por manuscritos inéditos e impressos, encontra-se ainda hoje dispersa e mal conhecida, mas merece, em virtude do seu significado histórico, político, filosófico, pedagógico, jurídico, religioso, urbanístico e artístico, uma edição global devidamente enquadrada e criticamente anotada. A preparação da edição da obra completa deste homem que foi uma das maiores figuras políticas de Portugal e da Europa das Luzes será certamente um marco cultural de relevo, bem como abrirá caminho para um conhecimento mais aprofundado da vida, do pensamento e da ação deste político controverso. A viabilização deste projeto editorial preencherá, sem dúvida, um vazio grave da nossa cultura, que especialistas e interessados no período pombalino identificam recorrentemente e cuja urgência em colmatar reivindicam há muitos anos.
A inexistência da edição da “Obra Completa Pombalina” constitui, de facto, uma tripla falha cultural que obstaculiza fortemente as investigações históricas e filosóficas sobre o século XVIII português. Com efeito:
1. Constitui-se como a mais grave lacuna no campo da investigação sobre as coordenadas culturais do século XVIII português;
2. Contribui para uma profunda insuficiência no estudo da mentalidade iluminista portuguesa;
3. Concorre para uma profunda insuficiência no levantamento das condições conjunturais da formação do Estado contemporâneo nacional.
Concomitantemente, por carência da compilação da totalidade da obra do Marquês de Pombal, tem-se tradicionalmente absolutizado um conjunto contraditório de interpretações sobre o real papel deste ministro do reino nas profundas transformações políticas, económicas, pedagógicas e de costumes que varreram Portugal na segunda metade do século XVIII. Tal contribuiu fortemente para a consolidação, no imaginário histórico português, do “mito” do Marquês de Pombal, que a copiosa bibliografia passiva adorna positiva e negativamente, num balancear que apenas novas investigações, fundadas na futura obra completa publicada do Marquês de Pombal, poderão superar, estatuindo o real e legítimo papel da ação do Marquês na evolução histórica de Portugal.
Deste modo, a publicação da sua obra completa tenderá, gradualmente, a esvaziar o mito do Marquês de Pombal, elevando a sua ação a um plano historiograficamente real.

Objetivos:

1) Fazer o levantamento de toda a obra escrita do Marquês de Pombal ou por ele diretamente inspirada;
2) Preparar uma edição criticamente anotada e atualizada de toda a obra recenseada e levantada em mais de 100 arquivos e bibliotecas nacionais e internacionais;
3) Promover a renovação dos estudos pombalinos envolvendo na sua preparação um grupo intergeracional, interuniversitário, interdisciplinar e internacional de investigadores, em que jovens e promissores investigadores possam integrar equipas coordenadas e supervisionadas por investigadores academicamente reconhecidos, proporcionando-lhes uma experiência profissional na área da investigação e permitindo-lhes realizar formação pós-graduada;
4) Contribuir para um conhecimento mais aprofundado da vida e da obra do Marquês de Pombal por meio de uma abordagem interdisciplinar e de uma compreensão global, para além das visões parciais motivadas pelas paixões polémicas que ora desvalorizaram grandemente, ora supervalorizaram o significado da sua ação.

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...