quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

FRANCISCO CONTENTE DOMINGUES NO RÓMULO EM CONVERSA SOBRE OS DESCOBRIMENTOS





FRANCISCO CONTENTE DOMINGUES NO RÓMULO

No âmbito do programa 10 ANOS | 10 FIGURAS, que o RÓMULO -   Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra,  está a desenvolver no âmbito das comemorações do seu 10º aniversário, o historiador português Francisco Contente Domingues, especialista no período dos Descobrimentos portugueses, será o próximo convidado, merecendo justa homenagem pela sua longa e fértil vida académica dedicada à História Moderna.

No próximo dia 25 de Fevereiro, segunda-feira, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, situado no piso 0 do Departamento de Física da FCTUC, Francisco Contente Domingues  virá falar sobre o seu último livro “Caravelas, Naus e Galeões. Séculos XV e XVI” (Caleidoscópio, 2018), para além de expressar a sua opinião sobre algumas questões actuais relativas aos Descobrimentos Portugueses e falar da sua rica experiência na história, educação e divulgação. A sessão, que será moderada pelo físico Carlos Fiolhais (director do Centro),  é destinada ao público geral, havendo lugar a diálogo com o autor homenageado.

Francisco Contente Domingues é professor catedrático de História na Faculdade de Letras na Universidade de Lisboa. Começou a sua carreira no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (Lisboa)  antes de entrar na Faculdade de Letras. Foi aprovado com a mais alta pela dissertação de doutoramento “Os Navios da Expansão. O Livro da Fábrica das Naus de Fernando Oliveira e a arquitectura naval portuguesa dos séculos XVI e XVII”. Nas provas de agregação apresentou o relatório da cadeira de História dos Descobrimentos e da Expansão, e proferiu a lição: “Viagem ao circuito da terra. A travessia do Mar Oceano por Duarte Pacheco Pereira em 1498”.  Foi professor na Texas A&M University em 2006 e 2009, e na Universidade Mohammed V (Rabat, Marrocos) em 2013-2014. 

É autor dos livros “Ilustração e Catolicismo. Teodoro de Almeida”, Edições Colibri, 1994; “A Carreira da Índia. The India Run”, Clube do Coleccionador dos Correios, 1998; “Arqueologia Naval Portuguesa (séculos XV e XVI). História, conceito, bibliografia”, Edições Culturais da Marinha, 2003; “Os Navios do Mar Oceano. Teoria e empiria na arquitectura naval portuguesa dos séculos XVI e XVII”, Centro de História da Universidade de Lisboa, 2004;  Navios Portugueses dos Séculos XV e XVI”, Câmara Municipal de Vila do Conde, 2006; “Navios e Viagens. A experiência portuguesa nos séculos XV a XVIII”, Tribuna da História, 2008; “A Travessia do Mar Oceano. A viagem de Duarte Pacheco Pereira ao Brasil em 1498”,  Tribuna da História, 2012; Nuno Severiano Teixeira (coord.), Francisco Contente Domingues e João Gouveia Monteiro, “História Militar de Portugal”, A Esfera dos Livros, 2017. Coordenou, entre outras obras, o “Dicionário da Expansão Portuguesa”, 2 vols., Círculo de Leitores, 2016. É autor de numerosos artigos na sua área em revistas e livros. Orientou vários doutoramentos e mestrados. 

Recebeu vários prémios, entre os quais Prémio Monografia (1993), da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, com o trabalho O Silêncio dos Cronistas. As negociações de Tordesilhas na perspectiva de Rui de Pina, Garcia de Resende e Jerónimo Zurita, Prémio Sarmento Rodrigues (2001), da Academia de Marinha, com o trabalho Os Navios da Expansão. O Livro da Fábrica das Naus de Fernando Oliveira e a arquitectura naval portuguesa dos séculos XVI e XVII. Prémio 8º Conde dos Arcos – Vice-Rei do Brasil (2013), da Academia Portuguesa da História, com o livro A Travessia do Mar Oceano. A viagem de Duarte Pacheco Pereira ao Brasil em 1498


Para mais informações:

RÓMULOCentro Ciência Viva da Universidade de Coimbra 
                     Maria Manuela Serra e Silva
                     Telefone – 239 410 699
                     E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com
                     Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002912006773


Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...