segunda-feira, 21 de maio de 2018

O ROMANCE HISTÓRICO COMO BASE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

Como formar os futuros professores de História e de Geografia tanto no domínio científico como no domínio pedagógico-didáctico? Futuros professores, ainda estudantes universitários, pouco conhecedores da História e da Geografia e que, além disso, não costumam ler e mantêm uma relação difícil com a escrita?

Andrés Palma Valenzuela, meu colega da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada tem desenvolvidodesde 2011, no departamento de Didáctica das Ciências Sociais, a que pertence, em conjunto com outros professores, um trabalho destinado a superar essas dificuldades.

Parte do romance histórico para levar os seus alunos a compreenderem diversas realidades temporais e espaciais distantes daquelas que vivenciam. É com base nessa compreensão que, posteriormente, os conduz a explorarem possibilidades de organização do ensino.

No seguinte vídeo esse trabalho é explicado pelos intervenientes mais directos:



1 comentário:

Anónimo disse...

Prática pedagógica – sugestões

Motivação (ponto de partida) ou transdisciplinaridade: arte dramática, pintura, música, literatura, jogos tradicionais (de época, de local), dança...

Estratégias/recursos
https://www.goconqr.com/pt/examtime/blog/como-estudar-historia/
https://www.goconqr.com/pt-BR/examtime/blog/como-estudar-geografia-2/

Mapas mentais
Flashcards
Quizzes
Jogos e testes
Google maps
Notas
Slides

CARTA A UM JOVEM DECENTE

Face ao que diz ser a «normalização da indecência», a jornalista Mafalda Anjos publicou um livro com o título: Carta a um jovem decente .  N...