terça-feira, 7 de junho de 2016

O nascimento de investigação científica com moscas em filme

Estreia nacional de "The Fly Room" - dia 14 de Junho, 19h, Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. A entrada é livre, lugares limitados para a exibição no filme - registo necessário em http://goo.gl/RnBncn


"The Fly Room" é uma história tocante sobre o nascimento da investigação científica em moscas da fruta, contada pela perspectiva de Betsey, a filha do investigador Calvin Bridges, fundador da genética moderna.



A iniciativa do Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA) e do Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, contará com a presença do realizador do filme, o norte-americano Alexis Gambis, que foi investigador em mosca da fruta antes de se tornar cineasta.

O filme dá vida a um dos mais importantes laboratórios do século XX, a "Fly Room" da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Como o original já não existia, foi integralmente recriado em set, que esteve depois em exibição por vários locais do país.


Será possível conhecer mais sobre os investigadores em mosca da fruta em actividades experimentais disponíveis antes e depois da exibição do filme, onde se poderá ver à lupa as diferentes características destes insectos que os tornam organismos fundamentais para a construção do conhecimento científico. As moscas são organismos muito importantes para perceber processos biológicos em humanos. As actividades serão concebidas e apresentadas por investigadores do ITQB NOVA e do CEDOC-NOVA MS.



Depois do filme, haverá uma conversa com o realizador Alexis Gambis e com investigadores portugueses em mosca. Pedro Domingos (ITQB NOVA) e César Mendes (CEDOC-NOVA MS) são investigadores principais nos seus institutos, que se cruzaram com o realizador Alexis Gambis enquanto jovens investigadores na Universidade de Rockefeller. Junta-se Mónica Bettencourt Dias, investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência.

Programa:
14 de Junho
18h30 Conheça as moscas - com investigadores do ITQB NOVA e CEDOC-NOVA MS
19h00 "The Fly Room " – um filme de Alexis Gambis
20h30 Conversa com o realizador Alexis Gambis e os investigadores Pedro Domingos (ITQB NOVA), César Mendes (CEDOC-NOVA MS) e Mónica Bettencourt-Dias (IGC). Moderação: Ana Noronha (Ciência Viva)

Evento no facebook
https://www.facebook.com/events/1551626541807763/



Sobre o filme:
www.theflyroom.pt
Aos 10 anos, Betsey personifica a curiosidade que a ciência desperta em todos nós, e permite andar livremente entre o espaço científico pragmático e real e um espaço mágico onde as moscas e os humanos se misturam. Com a indomitável vontade de perceber os enigmas do laboratório de investigação, Betsey faz perguntas que clarificam conceitos cientificos complexos. Na linha da frente do filme está a narrativa dramática de uma menina a tentar perceber o seu pai através da sua investigação, o que também nos leva a perceber a importância de organismos modelo, como a mosca da fruta, na compreensão das leis universais da ciência e de que forma isso ressoa na nossa identidade e no que realmente somos.

O filme conta com pequenas participações não apenas da própria Betsey Bridges, como ela mesma, e com prestigiados investigadores:  Stuart Firestein (Universidade de Columbia) como Thomas H. Morgan; Leslie Vosshall (Universidade de Rockefeller) como Edith Wallace; Joseph LeDoux (Universidade de New York) como Theodore Dreiser; Ali Brivanlou (Universidade de Rockefeller) como Edmund Wilson

Organização:
ITQB NOVA – Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Universidade Nova de Lisboa
Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Com a colaboração:
CEDOC - Centro de Estudos de Doenças Crónicas, NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas, Universidade NOVA de Lisboa
IGC – Instituto Gulbenkian de Ciência

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...