Plagiar, copiar, enganar são comportamentos académicos reprováveis.
E isto independentemente de os seus autores serem alunos, professores ou investigadores.
Todos os códigos, regulamentos e normas o referem, prevendo as correspondentes sanções.
Agora a realidade: plagiar, copiar, enganar são comportamentos académicos generalizados de que toda a gente tem conhecimento e que a maioria, por múltiplas razões, tolera. Pior, muitas pessoas, alunos e também professores, nem sequer terão consciência clara da ilicitude desses comportamentos e da sua gravidade.
A razão desta discrepância entre "o que deve ser" e "o que é"?
Muito simples: é assim!
O problema está nas escolas e nas universidades, mas é mais geral, está instalado na sociedade. Tenho sabido de várias empresas que fazem trabalhos para qualquer ano de escolaridade incluindo relatórios e teses (por exemplo, aqui, aqui), apresentam contactos de correio electrónico, de telemóvel... Fazem isso porque podem fazer isso, porque sabem que nada lhes acontece. Permitido não será, mas proibido também não.
E avança-se...
Soube hoje de uma inovação, ao que li recente e com muita procura: uma aplicação gratuita (ainda para mais, gratuita!) para, num clique mágico, se ficar com os trabalhos de casa de matemática feitos (e logo os trabalhos de matemática!): o aluno fotografa o problema e o resultado aparece imediatamente (imediatamente, como se quer que tudo aconteça).
Só há um pequeno senão: problemas escritos à mão (ainda) não são decifráveis... Mas isso, verdade seja dita, não é bem um obstáculo, pois muito em breve, com o projecto de escola digital, recomendadíssimo (ou obrigado) pela União Europeia, todo o aluno terá o seu laptop, tablet ou algo assim... e nem professores nem alunos precisarão de se esforçar na caligrafia.
Tudo pacífico, como se pode ler aqui, aqui ou aqui. Logo, talvez fosse mais honesto reconhecermos o plágio, a cópia e outra qualquer forma de enganar (se é que alguém engana e anda enganado) como comportamentos académicos aceitáveis. Ao menos seríamos mais coerentes!
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