quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Onde se pode aprender Latim?

A propósito do texto A simplificação da ortografia, uma leitora, Ana, perguntou:
"... tenho pensado seriamente em aprender Latim, quanto mais não seja para me facilitar o estudo de outras Línguas (...) Alguém me sabe indicar um curso de Latim, de preferência intensivo, em Lisboa?"
Pergunta de grande pertinência, pois o Latim desapareceu praticamente do nosso sistema de ensino e já poucos o ensinem (que serão cada vez menos). Podendo haver mais pessoas interessadas na resposta, destaco a informação prestada por Isaltina Martins, Presidente da Associação de Professores de Latim e Grego.
"Óptima ideia essa de querer aprender latim. Parabéns. Pode seguir um curso on line, no blog da sapo "vamosaprenderlatim". Em Lisboa, a Faculdade de Letras costuma organizar cursos livres, é uma questão de consultar a página do facebook "Departamento de Estudos Clássicos". Entretanto, pode também ir seguindo as notícias e informações que vão sendo publicadas na página do facebook da "Associação de Professores de Latim e Grego". Aí pode também fazer perguntas e obter informações. Bom estudo."

5 comentários:

Anónimo disse...

Acho inútil aprender latim sem primeiro dominar bem o sânscrito.

Ana disse...

Vou dar uma vista de olhos. Mas, antes que, por indicação de todos os degraus da Língua, me mandem ir conversar com Adão, vou começar mesmo com o Latim.

Albino M. disse...

No contexto pode ser apenas gralha, mas o erro é recorrente: não se diz 'quanto mais não seja'. É 'quando mais', como 'quando menos', 'quando muito', etc.
Mas é óptimo aprender o Latim (eu fiz o Liceu e estudei-o vários anos), excelente ajuda para aprender o Português...

Anónimo disse...

Preciso de um professor de latim urgenteee !!! Para uma prova na faculdade e nao consigo entender as declinacoes , casos e vogal tematica !

Anónimo disse...

Esqueci de colocar meu email
Kniskie@yahoo.com.br
Preciso muito desse professor.

AINDA AS TERRAS RARAS

  Por. A. Galopim de Carvalho Em finais do século XVIII, quer para os químicos como para os mineralogistas, os óxidos da maioria dos metais ...