quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Ensinando "Matemática da realidade" com computadores

Um tema que já tinha abordado anteriormente, brilhantemente apresentado por Conrad Wolfram. Até quando o ensino da matemática, sobretudo nas escolas secundárias, vai continuar a ignorar que existem computadores?

 

5 comentários:

Nuno Barradas disse...

olha que o Wolfram tem um negócio para promover... ele quer que as escolas todas lhe comprem o Mathematica.

Anónimo disse...

Não sei se o que o senhor está a tentar expressar neste vídeo é que o raciocínio é de facto mais importante que um valor (resultado), e que saber demonstrar esse raciocínio é tão ou mais importante do que o resultado...

A integração de que aqui se fala, a aplicação da matemática a nível multidisciplinar, é sem dúvida um passo no sentido de desmistificar a abstração.

Saber colocar as questões de forma correcta é outro, mas não sei se esse é o papel da matemática. Deverá sê-lo também, e o de muitas outras ciências, mas a falácia é uma constante no dia-a-dia. Quem ensina a colocar as questões de forma correcta?

A filosofia.

Talvez não implique tanto o saber o nome e obras dos filósofos clássicos, mas aplicar alguns dos seus esforços.

"Aluno olha para o horário: Agora é Inglês, depois Português, e a seguir Matemática." - como blocos de conhecimento isolados.

Anónimo disse...

Qual é o mal de promover um negócio? A qualidade do mathematica fala por si. Ele não está a vender banha da cobra.

Essa de, em Portugal, ser tabu promover negócios é uma coisa que ainda terei de perceber...

João Pires da Cruz disse...

Se ele tem um negócio que está a promover significa que há quem lhe dê valor ao ponto de lhe dar dinheiro por isso.

Não sei se ele tem razão, sei que é uma opinião com alguma lógica mas sem dados. Faz sentido, mas será que o contrário não faz?

Kynismós! disse...

Muito pedagogismo, muita "magia", muita tecnologia... e pouco trabalho efetivo por parte de todos, docentes e discentes...

http://www.youtube.com/watch?v=31jTyAsQ3sc

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...