domingo, 8 de setembro de 2013

Ranking de Universidades 2013

Já saiu o (sempre polémico) ranking de universidades da Scimago. Pode ser consultado no site da Scimago e o relatório nacional pode se consultado neste link.

A Universidade do Porto é a que se encontra melhor posicionada, embora numa posição modesta no ranking mundial (242), e apenas 4 instituições estão no top 500. Quanto aos politécnicos, o primeiro da lista, o Politécnico do Porto, está na posição 1895! Pessoalmente, acho estes resultados modestos, para não dizer mediocres. Por muito que se questione a forma como se constroem estes rankings e que eles são tendenciosos de várias formas (o que é verdade), há alguma verdade nos números que eles apresentam.

Portugal teve um crescimento notável na ciência e I&D, em termos de infra-estruturas, de investimento (1.5% do PIB - o que nos coloca perto da média europeia de 2%) e de recursos humanos (temos quase tantos ETI per capita como a Alemanha). É normal, diria mesmo crucial, perguntar quais os resultados deste investimento? Porque não sobe o ranking das nossas instituições universitárias paralelamente aos investimentos que directa e indirectamente nelas foram feitos? Para onde foram (vão) os nosso talentos (triplicamos o número de doutorados em 10 anos)? O que anda o ensino superior a fazer com o dinheiro público?

1 comentário:

Jaime Carvalho e Silva disse...

Muito me surpreende este comentário.
Diz-se que "Porque não sobe o ranking das nossas instituições universitárias paralelamente aos investimentos que directa e indirectamente nelas foram feitos". Em que se baseia o autor para fazer tal afirmação? Não sobe o ranking das instituições portuguesas? Ora bem. Peguei no ranking feito pela mesma entidade do ano de 2003-2007 (relativo a um intervalo temporal imediatamente anterior a este) e o que observo é que a generalidade das instituições portuguesas subiu um número sgnificativo de lugares entre 50 e 100 lugares. Se isto não é melhoria, o que é então melhoria?!
Também se diz que o nosso resultado é modesto. Não sei qual a definição de "modesto" ou "adequado". Mas quando comparo com Espanha verifico que, fora o CSIC que não tem paralelo em Portugal, só há 3 Universidades espanholas à frente da Universidade do Porto! E são tudo universidades de muito maior dimensão...
Queremos sempre melhorar, mas só o poderemos fazer com críticas devidamente fundamentadas.

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...