sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Cultura Científica em Portugal – Uma Perspectiva Histórica


Numa altura em que a cultura científica está a ser posta em causa em Portugal, havendo o risco de haver retrocessos nesta importante área, eis que surge um livro que dá uma perspectiva histórica muito boa sobre a cultura científica, juntando cultura e história. Parabéns ao seu autor, Luís Bernardo e à Editora da Universidade do Porto. Oportuníssimo!

Transcrevo a sinopse recebida da editora.

Cultura Científica em Portugal – Uma Perspectiva Histórica 
Luís Miguel Bernardo
Editora da Universidade do Porto, 2013

A obra

Numa perspectiva histórica e em contexto internacional, este livro descreve o estado da cultura científica portuguesa desde o aparecimento da ciência moderna até aos nossos dias. Desde o século XVIII, algumas elites nacionais pugnaram pelo estabelecimento pleno da ciência em Portugal. Porém, a nação portuguesa não acompanhou esse movimento, não prezou a ciência nem reconheceu os seus valores culturais. Os portugueses só recentemente terão compreendido a importância da actividade científica para o progresso nacional. A leitura deste livro revela que a ciência é um meio importante de transformação social e um alicerce indispensável da nossa civilização.

O autor

Luís Miguel Bernardo é professor catedrático aposentado do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da mesma universidade, obteve o mestrado e o doutoramento em Física na Universidade Estatal de Virgínia, nos EUA. Regressado a Portugal, realizou trabalhos de investigação em óptica física, tendo-se dedicado nos últimos anos à história da ciência e à divulgação científica. Presentemente exerce o cargo de director do Museu de Ciência da Universidade do Porto.

Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...