segunda-feira, 12 de julho de 2010

O HOMEM COMO PALÁCIO DA INDÚSTRIA



Concept & Animation: Henning M. Lederer
More information: industriepalast.com/

1 comentário:

joão boaventura disse...

Este vídeo relembra a “Historia do corpo humano”, do médico formado pela Universidade de Coimbra, António Manuel da Cunha Bellem (1834-1905), ao utilizar a metáfora do imóvel para entender o funcionamento do corpo humano, já que a metáfora já aí constituía uma tentativa de fugir à fragmentação da comunicação e da produção científica, optando pela aproximação entre os seres e os saberes, como aliás o vídeo é disso exemplo incontestado.

Mas Cunha Bellem optou pela estrutura do imóvel, como metáfora do corpo, com as suas estruturas (esqueleto), os seus andares e compartimentos, debruçando-se sobre as propriedades de cada um, os materiais que os compõem e a comodidade que oferecem aos diversos órgãos neles contidos. Assemelha o sistema nervoso ao sistema eléctrico de um imóvel, e pondera finalmente que, se há cuidados a ter na construção e manutenção de um prédio, para que ele dure e se conserve ao abrigo das intempéries e do desgaste, assim se deverá proceder com o corpo para que a saúde perdure. A comparação não deixa de ser, por original e sugestiva, pedagógica e acessível aos leigos, considerando que a obra, publicada em 1874, fazia parte de uma colecção que o próprio título esclarece “Educação Popular” (3.ª Série, n.º 9, Lisboa: Lucas & Filho, Editores).

António Manuel da Cunha Bellem figura no “Dicionário Bibliográfico Português” de Inocêncio da Silva, (Tomo 8 – 1.º do Suplemento – A-B, Imprensa Nacional, Lisboa, 1867), com a indicação das obras publicadas (poesia, romances, dramas, artigos, manuscritos médico-militares, como oficial médico), excepto a “História do Corpo Humano” por editado em data posterior ao do Dicionário de Inocêncio da Silva.

De resto a metáfora da fábrica, da indústria e seus instrumentos, é corrente hoje em dia em muitos trabalhos de investigação dedicados ao estudo do corpo, de que o título da Faculdade de Motricidade Humana (antigo Instituto Superior de Educação Física) é o mais carismático por metafórico.

AINDA AS TERRAS RARAS

  Por. A. Galopim de Carvalho Em finais do século XVIII, quer para os químicos como para os mineralogistas, os óxidos da maioria dos metais ...