quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

"O Ensino Básico vai de mal a pior"


Um livro muito interessante e actual que ando a ler intitula-se "O Ensino Básico vai de mal a pior" e subintitula-se "Uma abordagem pedagógica e política". O seu autor é Carlos Paiva, professor do 4º grupo (Matemática e Ciências da Natureza) do 2º ciclo, e a editora é a Minerva de Lisboa (há outra Minerva em Coimbra). Há um sítio associado ao livro ( aqui ) onde podem ser encontradas muitas hiperligações muito úteis para muita informação sobre a educação em Portugal (o livro é sobre a situação do nosso ensino um bom repositório de dados, que servem de base aos comentários que são apresentados). Como o livro saiu em Outubro passado, a informação é actual e os comentários mantêm-se, em geral e infelizmente para nós, pertinentes,

O autor é claro ao que vem o livro. Na contracapa diz, preto no branco: "A Escola não cumpre, devidamente, as funções que a devem caracterizar". E remata:
"O Ensino constitui um problema multifacetado, com consequências intensas, vastas e graves. os seus efeitos foram-se ampliando e, já há muito, vêm contaminando várias vertentes da vida nacional (social, económica e cultural). A questão é política: o que está em causa não é apenas o Ensino - é o País".
Ora que aqui está uma obra desassombrada que recomendo a todos os que se interessam pelas questões do nosso ensino. Começam a aparecer profissionais que entendem a gravidade da situação e que, tendo estudado, conhecem melhor a realidade do que os pretensos "avaliadores da OCDE".

- Carlos Paiva, "O Ensino vai de mal a pior", Editorial Minerva, Lisboa, 2008.

Sem comentários:

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...