sábado, 14 de fevereiro de 2009

Carta a Charles Darwin

















Este é o teor de uma 'carta a Charles Darwin' que escrevi, a pedido do Comissário da exposição sobre Darwin, José Feijó, que inaugurou na Fundação Gulbenkian no dia 12 de Fevereiro, comemorando os duzentos anos do seu nascimento. A carta junta-se a outras cartas de cientistas, como forma de homenagem presente da comunidade científica ao trabalho notável de um dos mais importantes cientistas de sempre.

Quanto à exposição: recomendo a todos.


Caro Charles,

Escrevo estas linhas 200 anos após o seu nascimento para lhe dizer quão importante e profundamente clarificador o seu pensamento tem sido para mim. Você deu o maior contributo de todos para a nossa compreensão da evolução da vida na Terra.

Eu sou um biólogo evolutivo e ecólogo comportamental trabalhando sobre a evolução de traços relacionados com o sexo. Estou interessado em determinar porque é que sinais como a coloração intensa dos machos de muitas espécies, ou as canções complexas das aves evoluíram. O conceito chave para os explicar foi proposto por si: porque as fêmeas os escolhem. As suas ideias foram tão revolucionárias que levámos mais de cem anos a sujeitar a teoria de selecção sexual ao teste empírico e a confirmá-la. Mas, nós avançámos sobre o assunto seguindo os seus passos, questionando sobre porque é que as fêmeas escolhem esses traços? Qual o seu benefício evolutivo? Quão importante é a selecção sexual no processo de especiação? É interessante que nós verificámos que uma parte das respostas reside na verdadeira corrida aos armamentos entre parasitas e hospedeiros. Evitar acasalar com um parceiro pouco saudável um de imunidade limitada constituiu a mais forte pressão selectiva sobre a evolução de ornamentos tão elaborados. Hoje possuímos ferramentas muito sofisticadas que nos permitem testar questões mais específicas.

Este processo de teste fez crescer consideravelmente o nosso conhecimento sobre o processo evolutivo. Mas, também confirmou o extraordinário valor do seu trabalho.

Quando olhamos para a natureza através dos ‘olhos’ do seu trabalho teórico, não podemos deixar de nos maravilhar com a extraordinária complexidade que observamos, causada pela evolução, a partir de um começo tão simples.

Muito sinceramente

Paulo Gama Mota

3 comentários:

Helena Ribeiro disse...

José Feijó, em "Câmara Clara", conseguiu com a sua autenticidade apaixonada despertar real interesse pela exposíção. É de um grande requinte a sugestão duma carta, quando o género epitolário está em vias de extinção. Obrigada por isso, e pelo conteúdo da mesma.

Também eu estou profundamente agradecida a Darwin e a todos os que, em variadas dimensões, contribuiram para que nós, hoje, e amanhã, os nossos filhos, possamos compreender mais do nosso mundo!

"A carta junta-se a outras cartas de cientistas, como forma de..." - e onde se podem encontrar essas outras cartas?

Paulo Gama Mota disse...

Na própria exposição.

PGM

Anónimo disse...

Descobri agora mesmo esta pérola:
http://hugoalexpinto.actualidades.googlepages.com/darwinelincoln
É inacreditável!

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...