quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Não me F**** o Juízo

Informação recebida da Bizâncio sobre um livro de filosofia acabado de sair:

Título: Não me F**** o Juízo
Subtítulo: Crítica da Manipulação Mental
Autor: Colin McGinn

Colecção: Filosoficamente, 5
ISBN: 978-972-53-0413-6 Código de Barras: 9 789 725 304 136
Págs.: 96
Preço: Euros 7,14 / 7,50
______________________________________________________________

Uma coisa é estar rodeado de tretas. Outra completamente diferente é que nos fodam o juízo. A primeira é irritante, mas a segunda é violenta e invasiva (excepto quando consentida). Se alguém lhe manipular os pensamentos e as emoções, lixando-lhe a cabeça, é natural que fique ressentido: o indivíduo em questão distorceu as suas percepções, perturbou os seus sentimentos, talvez até lhe tenha usurpado o Eu. A psicofoda é um aspecto predominante da cultura contemporânea e o agente que a pratica tanto pode ser um indivíduo como todo um Estado, dos jogos de manipulação pessoais até à propaganda em grande escala. Em Não me F**** o Juízo, Colin McGinn investiga e clarifica este fenómeno. Da antiga Grécia a Shakespeare e às técnicas modernas de controlo de pensamento, McGinn reúne os componentes deste complexo conceito — confiança, logro, emoção, manipulação, crença falsa, vulnerabilidade — e explora a sua natureza.

4 comentários:

Aires Almeida disse...

Os asteriscos do título são um bom exemplo do que McGinn denuncia no livro, pois esses asteriscos servem apenas para nos foder o juízo.

Aires Almeida disse...

... Mas o livro vale mesmo a pena ser lido.

Anónimo disse...

O livro é "para filósofos" ou é para o público em geral?

Anónimo disse...

Boa tarde.
Sabem informar onde posso encontrar o livro? É que em varidas livrarias que procurei, encontra-se esgotado.
Obrigado.
EGuerreiro.

SOPAS DE CARNE

Por A. Galopim de Carvalho   Foi num dia quente e seco de Julho, nos finais dos anos 40 do século que passou, com o sol quase a pino, na Her...