sexta-feira, 18 de abril de 2008

Mira Fernandes, Xadrez e Jogos de Azar


Informação recebida da Sociedade Portuguesa de Matemática:

Comemorações da Vida e Obra de Mira Fernandes têm início em Lisboa e Tardes de Matemática decorrem em Lisboa, Vila Nova de Gaia e Évora

Ontem, quinta-feira 17 de Abril, teve lugar a inauguração das comemorações da vida e obra de Aureliano de Mira Fernandes, por ocasião dos 50 anos do seu falecimento. A cerimónia efectuou-se pelas 10h30 no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Na ocasião, foi lançado um selo comemorativo da efeméride e o primeiro volume das "Obras" do ilustre matemático (edição da Fundação Gulbenkian). As comemorações decorrem até 16 de Junho de 2009, e o encerramento terá lugar no Instituto Superior Técnico, onde também foi professor.

No sábado, 19 de Abril, as Tardes de Matemática chegam pela primeira vez a Évora. Luís Santos (Mestre Internacional FIDE - Federação Mundial de Xadrez e Grande Mestre ICCF - Associação Internacional de Correspondentes de Xadrez) e Fernando Carapau (Departamento de Matemática da Universidade de Évora) falarão sobre "Raciocínio abstracto no xadrez, apoio analítico de computadores. Xadrez de alta competição. A preparação dos mestres". A sessão decorre pelas 15h, no Colégio Luís Verney, Universidade de Évora.

Também neste sábado, pelas 15h30, o Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, recebe a sessão "A Matemática dos Jogos de Azar", com Alfredo Egídio (ISEG) e o croupier Vítor Jordão (Casino de Lisboa). E em Vila Nova de Gaia, na Fnac do Gaia Shopping, José Abílio Matos (Faculdade de Economia da Universidade do Porto) falará sobre "Software Livre e Ciência: mundos de partilha".

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...