sexta-feira, 18 de abril de 2008

Novos livros em Abril


Informação recebida da Gradiva (na foto, Eduardo Lourenço):

Nuno Crato
A Matemática das Coisas

Agora galardoado com o European Science Award na categoria de Melhor Comunicador do Ano, um novo livro de Nuno Crato dedicado às histórias matemáticas, como por exemplo histórias de confusões nas auto-estradas por não se seguirem regras da geometria cartesiana. Enfim, histórias acerca da beleza da matemática, contadas para que todos a entendam e se entusiasmem.

Temas de Matemática, n.º 6


Carlos Mota Cardoso
Nódoas na Alma - A Medicina e a Loucura

Centrada na figura singular de António Maria de Sena, o primeiro grande psiquiatra português do século XIX, esta obra de Carlos Mota Cardoso oferece um itinerário sobre o estudo da loucura do ponto de vista clínico.

Porto, Cidade de Ciência, n.º 3


Eduardo Lourenço
Fernando Pessoa - Rei da Nossa Baviera

Um ensaio incontornável sobre Fernando Pessoa, da autoria de um dos mais brilhantes pensadores da cultura portuguesa.

Eduardo Lourenço — Obras, n.º 17


Bento de Jesus Caraça
A Cultura Integral do Indivíduo - Conferências e Outros Escritos

Os textos apaixonados e simultaneamente lúcidos e actuais deste livro mostram-nos que a mudança é a base da esperança e como é importante mantermos o mundo a mudar. Uma reedição enriquecida com uma nota introdutória do físico e filho do autor, João Caraça.

Fora de Colecção, n.º 295


José Eduardo Franco (Coord.)
Padre António Vieira - Grandes Pensamentos

Uma obra que reúne os principais adágios, aforismos e pensamentos de Vieira acerca de temas tão diversos como o amor, a justiça, a paz, a ambição, a amizade, a verdade, os livros, o futuro e a liberdade. Uma forma atraente e simples de conhecer o complexo universo da oratória vieirina, que resulta do levantamento exaustivo das obras do pregador.

Fora de Colecção, n.º 296, 184 pp.,

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...