sexta-feira, 18 de abril de 2008

Concurso de Ideias para o Jardim Botânico e Museus da Politécnica



Informação recebida dos Musues da Politécnica da Universidade de Lisboa:

Debate Público acerca do
Concurso de Ideias lançado pela Câmara Municipal de Lisboa para a área
Museus da Politécnica – Jardim Botânico – Parque Mayer – Envolventes

Museus da Politécnica (Anfiteatro Manuel Valadares)
21 de Abril de 2008, 18:00 horas

Realiza-se a 21 de Abril um debate acerca do destino e modificações a introduzir nesta área, tão sensível para a Universidade de Lisboa e para a Faculdade de Ciências em particular.

Os Museus (Museu Nacional de História Natural e Museu de Ciência) e a Reitoria vêm o Concurso de Ideias como uma oportunidade, que interessa aproveitar, para conseguir financiamentos, de entidades públicas e privadas, que permitam realizar os investimentos que se impõem na zona. No entanto, o processo não é isento de riscos, como é por demais evidente.

É notória a ignorância que existe, entre os arquitectos que concorreram, acerca em particular dos Museus da Politécnica, apesar de ser um dos complexos museológicos mais visitados do país, mesmo em anos sem exposições de dinossáurios. É claro que na área dos museus, incluindo o Jardim Botânico, nada se fará sem a anuência da Universidade. Mas importa que todos quanto sentem a área como um pouco sua, em particular professores e ex-estudantes da antiga FCUL, na Rua da Escola Politécnica, e público dos museus (e do Jardim) participem e manifestem as suas opiniões, acerca da história do ensino das ciências e da actividade dos museus e das questões sensíveis acerca da fragilidade do local (clima para o JB, por exemplo, e questões hidrogeológicas e geotécnicas para todo o conjunto) bem como de outras que vos pareçam pertinentes.

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...