sexta-feira, 26 de junho de 2015

Delfim Santos Studies

Informação chegada ao De Rerum Natura.

É com enorme satisfação que os Editores da revista internacional Delfim Santos Studies anunciam a edição das Atas do Colóquio sobre Joaquim de Carvalho.

Os artigos estão disponíveis em versão digital aqui.

A edição em papel está disponível para venda aqui.

Algumas informações úteis sobre a DSS:

1. A Delfim Santos Studies é uma Revista Internacional consagrada ao estudo da "geração de ouro" dos anos 30 em Portugal, de que Delfim Santos foi indiscutivelmente um dos maiores expoentes. Deste modo, a DSS publicará textos sobre todos os autores, obras e temas pertinentes a este período da nossa história cultural, que atrai cada vez mais investigadores, quando Portugal, apesar do contexto desfavorável dos anos da Grande Depressão e depois da Guerra, conseguiu colocar-se efetivamente a par da Europa: em Medicina, a descoberta da angiografia e o primeiro Nobel português, a introdução no país das matemáticas modernas, do movimento psicanalítico, dos debates em torno da escola nova, o surgimento de trabalhos pioneiros nas ciências, nas artes, em engenharia, os anos de ouro do cinema nacional, ou a renovação literária do Segundo Modernismo (a geração da "presença"), etc.

2. A periodicidade da revista é anual. O próximo número está previsto para Dezembro de 2015. Neste momento está aberta a chamada de artigos para o próximo número.

3. As normas de edição da DSS podem ser encontradas aqui.

4. A DSS é uma publicação registada com ISSN, possui Conselho Científico e funciona em sistema de peer review. A par da edição online será disponibilizada uma versão em papel.

5. O próximo número reflete o lançamento da evocação dos 50 anos da morte de Delfim Santos, que decorrerá ao longo de 2016, tendo como tema principal o balanço da obra, pensamento e estudos de / e sobre o autor portuense.

6. As propostas de artigos são recebidas em fluxo contínuo e devem ser enviadas para: arquivodelfimsantos@gmail.com

Sem comentários:

MORREU O NUNO

Homenagem possível a um poeta acabado de partir. Morreu o Nuno Júdice, coitado, prematuramente, o que é injusto. Com aquele seu ar desacti...