quarta-feira, 14 de abril de 2010

NOITE DA TERRA: COMO FOI A VIDA NA TERRA


Estou a organizar este evento em conjunto com a Câmara Municipal de Coimbra, no Dia Internacional da Terra, 22 de Abril, 21h 30m, na Feira do Livro de Coimbra (Praça da República):

Tertúlia "Como Foi a Vida na Terra"

- Vanda Faria dos Santos (Museu Nacional de História Natural, Lisboa), "Pegadas de Dinossauros em Portugal"

Explica-se como se formam os icnofósseis em geral e as pegadas de dinossauros, em particular. Apresentar uma retrospectiva das jazidas com pegadas e trilhos de dinossauros no Jurássico e Cretácico de Portugal; sua importância patrimonial.

- Octávio Mateus (Museu Municipal da Lourinhã, Lourinhã), "Dinossauros de Portugal"

Explica-se em que condições se formaram jazidas com esqueletos e ninhadas de ovos de dinossauros. Apresenta-se uma retrospectiva das principais jazidas e novas descobertas de dinossauros em rochas do Jurássico e Cretácico de Portugal.

- Pedro Miguel Callapez (Museu Mineralógico e Geológico da Universidade de Coimbra, Coimbra, "Fósseis da região de Coimbra"

Mostram-se aspectos da evolução do espaço geográfico de Coimbra ao longo dos tempos geológicos. Apresenta-se uma retrospectiva sucinta dos principais fósseis e jazidas da região de Coimbra e Baixo Mondego.

- Eugénia Cunha (Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra), "Como nos tornámos humanos"

Apresenta-se a história do homem na Terra como vem contada no livro com esse título que a autora acaba de publicar na Imprensa da Universidade de Coimbra.

Entrada livre. Haverá participação da audiência.

Moderador:
Carlos Fiolhais

Organizadores: Carlos Fiolhais e Pedro Callapez
Apoios: Câmara Municipal de Coimbra, Centro de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra e Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho

4 comentários:

Anónimo disse...

Fantaqsias... do catano! JCN

Fernando Martins disse...

Caro Doutor Fiolhais:

Porque não convida o Doutor Pedro Callapez para bloggar aqui - era excelente para postar coisas das Ciências da Terra e o ganhava o Blog e os seus leitores...

Anónimo disse...

Eles... deixaram alguma coisa escrita? JCN

Anónimo disse...

Por acaso tenho na minha colecção de artefactos pré-históricos uma pedra escalavrada com que um antepassado meu, supostamente neandertal, abateu um desses nefandos bicharocos. Comprovadamente. JCN

TODA A GLÓRIA É EFÉMERA

Quando os generais romanos ganhavam uma guerra dura e bem combatida, davam-lhes um cortejo e rumavam ao centro de uma Roma agradecida. ...